O método de ensaio para a determinação de ftalatos em materiais têxteis
Redação
Os ftalatos ou ésteres de ftalato são os orto-di-ésteres do ácido ftálico (phthalate esters - PAE) e são usados como plastificantes na fabricação industrial de polímeros plásticos sintéticos macios e flexíveis, especialmente cloreto de polivinila (PVC). Esses compostos também são usados na preparação de adesivos, bem como na fabricação de dispositivos médicos, itens de cuidados pessoais, tecidos têxteis e outros produtos plastificados têxteis relacionados. Consequentemente, os PAE aparecem em muitos produtos de consumo e industriais à base de plástico e, como não estão quimicamente ligados aos polímeros plásticos, são amplamente liberados e disseminados no meio ambiente. Há especificações normativas para o método de ensaio de retirada de amostras representativas, extração de ftalatos do material e a determinação de ftalatos por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas. Elas se aplicam aos artigos têxteis, com possibilidade da presença de alguns ftalatos.
Da Redação –
Os plastificantes são usados para amaciar plásticos. Para aplicações têxteis, como serigrafia e revestimento de tecidos, o PVC precisa primeiro ser amaciado. Um grupo comum de plastificantes são os ftalatos, que estão sendo usados em grandes quantidades na impressão, geralmente em torno de 30 a 60% da composição total.
Vários ftalatos têm propriedades perigosas, como serem tóxicos para a reprodução. Como os ftalatos não são quimicamente ligados ao PVC, mas podem vazar, os usuários provavelmente serão expostos e ingerirão os ftalatos do tecido, por exemplo, por meio de poeira de fibra. As crianças podem ficar expostas ao mastigar o tecido impresso. Mais e mais marcas estão tentando usar menos ftalatos em seus produtos. Existem plastificantes alternativos, bem como alternativas ao PVC.
O revestimento de PVC flexível é uma atividade industrial importante na produção de revestimentos de piso, cabos, lonas, assentos (de carro), painéis, quebra-sóis, roupas e fitas. O PVC deve sua importância econômica à sua durabilidade (estabilidade muito alta), aos custos relativamente baixos e grandes tiragens de produç...