A determinação do ponto de fuligem de querosenes de aviação e iluminante
Redação
O querosene de aviação é um produto derivado de petróleo, utilizado como combustível em turbinas de aviação a gás. Os diferentes tipos são caracterizados pela faixa de destilação, ponto de congelamento e ponto de fulgor. O querosene iluminante é um produto derivado de petróleo, com faixa de destilação entre 140 °C e 300 °C, utilizado em aplicações de iluminação e aquecimento. Os diferentes tipos são caracterizados pela faixa de destilação e teor de enxofre. Já o ponto de fuligem é a altura máxima, em milímetros, de uma chama sem fumaça de combustível queimado em uma lamparina de pavio, especificamente projetada. Existem procedimentos normativos manuais e automatizados para a determinação do ponto de fuligem do querosene de aviação e iluminante, que contêm precisões distintas.
O uso deste método pode envolver equipamentos e materiais perigosos. Recomenda-se que o responsável pelo laboratório pesquise e oriente a aplicação das boas práticas das normas técnicas e dos requisitos das legislações de segurança, saúde no trabalho e ambiental, antes de sua utilização.
O planejamento do ensaio deve identificar os riscos relacionados às tarefas a serem executadas, bem como a descrição das medidas de proteção necessárias e a estrutura do treinamento específico. Dependendo do ensaio, pode ocorrer exposição ao risco de acidentes, doenças e danos ambientais, que exigem a aplicação de medidas preventivas e corretivas específicas.
Recomenda-se que, antes da realização do ensaio, as seguintes medidas sejam observadas: identificar os produtos químicos que serão utilizados no ensaio; analisar as fichas de informações de segurança de produtos químicos (FISPQ), de forma a identificar os riscos e definir os equipamentos de proteção coletiva (EPC) e/ou individual (EPI) adequados; ter em mente que a exposição ocupacional a produtos químicos ocorre, principalmente, pela via respiratória e, secundariamente, pela pele e via digestiva.
...