Os geradores de hidrogênio com tecnologias de processamento de combustível
Redação
É importante que se estabeleçam os requisitos e as recomendações normativas relativos aos geradores de hidrogênio que utilizam as tecnologias de processamento de combustível, de modo a promover a: segurança de pessoas e propriedade; a consistência da resposta de controle; e a facilidade de manutenção. Esses geradores de hidrogênio utilizam um ou uma combinação dos seguintes combustíveis de entrada: gás natural e outros gases ricos em metano derivados de fontes de combustíveis fósseis ou renováveis (biomassa), por exemplo gás de aterro sanitário, gás de biodigestor, gás de mina de carvão; combustíveis derivados do refino de petróleo, por exemplo diesel, gasolina, querosene, gases liquefeitos de petróleo, tais como propano e butano; álcoois, ésteres, éteres, aldeídos, cetonas, líquidos obtidos por Fischer-Tropsch e outros compostos orgânicos adequados, ricos em hidrogênio, derivados de fontes de combustíveis fósseis ou renováveis (biomassa), por exemplo metanol, etanol, dimetil éter, biodiesel; e misturas gasosas que contêm hidrogênio gasoso, por exemplo gás de síntese, gás manufaturado de cidade.
Os usuários devem estar atentos ao fato de que os materiais de engenharia expostos ao hidrogênio em seu ambiente de serviço podem apresentar uma suscetibilidade aumentada à corrosão assistida por hidrogênio por mecanismos diferentes tais como fragilização e ataque pelo hidrogênio. A fragilização por hidrogênio é definida como um processo resultante de uma diminuição da tenacidade ou ductilidade de um metal devido à permeação do hidrogênio atômico.
A fragilização por hidrogênio tem sido reconhecida classicamente como sendo de dois tipos. O primeiro, conhecido como fragilização por hidrogênio interna, acontece quando ele penetra na matriz do metal através de técnicas de fabricação do material e supersatura o metal com hidrogênio.
O segundo tipo, fragilização por hidrogênio ambiental, resulta da absorção de hidrogênio presente no ambiente de serviço por metais sólidos. O hidrogênio atômico dissolvido dentro de um metal interage com os defeitos intrínsecos do metal, tipicamente aumentando a suscetibilidade de propagação de trincas e, assim, degradando as propriedades básicas tais como ductilidade e tenacidade à fratura.
Existem variáveis am...