Publicado em 22 out 2024

O poder do não e o custo do talvez no mundo dos negócios

Redação

Negociar é buscar a interseção, e isso é a base de negociações de alto valor agregado. Quando o assunto é cliente, o não empodera e equilibra melhor a balança da negociação. Ceder em excesso ou ceder sem contrapartidas, fortalece a outra parte. Ouso a dizer que o posicionamento que o não proporciona faz com que as partes tenham em mente que toda negociação tem que ser boa para todos os envolvidos.

Ana Neves – 

Para algumas pessoas dizer sim torna o caminho mais fácil. No entanto, o que aprendi em mais de 25 anos de trajetória profissional como executiva no mundo corporativo e realizando projetos de consultoria, é que dizer ‘não’ é o que torna o sim mais valioso, empodera e faz as pessoas buscarem soluções criativas. Além disso, é quando conseguimos efetivamente descobrir o que as pessoas realmente pensam e querem.

Atualmente, conhecer melhor a outra parte, seja ela um cliente, parceiro de negócio ou mesmo colega de escritório, nos coloca em uma posição de negociação e influência muito mais favorável. Em negociações, ao dizer não, a pessoa se posiciona, tem a oportunidade de mostrar seus limites e trazer alternativas para a mesa para que se encontre o ponto de equilíbrio.

Negociar é buscar a interseção, e isso é a base de negociações de alto valor agregado. Quando o assunto é cliente, o não empodera e equilibra melhor a balança da negociação. Ceder em excesso ou ceder sem contrapartidas, fortalece a outra parte.

Ouso a dizer que o posicionamento que o não proporciona faz com que as partes tenham em ment...

Artigo atualizado em 18/10/2024 10:04.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica