Publicado em 13 set 2022

O hidrogênio como fonte de energia limpa e de fertilizantes nitrogenados

Redação

O Brasil ainda depende dos combustíveis fósseis, concentrados principalmente nos meios de transporte que usam combustível automotor. Apesar disso, o país tem uma das matrizes elétricas mais limpas do mundo, com participação de 70% das energias renováveis na matriz elétrica nacional. No entanto, essas dependem do clima. Além disso, 60% dessa participação vêm das centrais hidrelétricas, que têm uma alta dependência das chuvas e são mais sensíveis às mudanças climáticas e à floresta amazônica. É necessária uma matriz elétrica mais diversa. Ainda há 30% da energia que vem dos combustíveis fósseis. O Brasil tem potencial para se tornar um grande exportador do hidrogênio verde, aquele que vem de energias renováveis, o que geraria muitos empregos e demandaria mão de obra qualificada.

Yvan J. O. Asencios – 

O uso de energias renováveis é extremamente necessário nos tempos de hoje, para evitar a emissão de gases de efeito estufa e as consequências do aumento da temperatura do planeta, bem como garantir um futuro sustentável que perdure para as próximas gerações. No entanto, a dependência climática as torna as fontes intermitentes, o que põe em risco a contínua produção de energia em razão da ausência de condições favoráveis, por exemplo, de noite, quando não se tem a luz do sol.

Sendo assim, junto com os sistemas de energias renováveis, se faz necessário o armazenamento de energia elétrica, que atualmente é feito por meio de baterias, que podem ser de chumbo-ácido, de níquel-cádmio ou de íons de lítio. No entanto, o armazenamento de energia em baterias ainda é caro e pouco eficiente.

As baterias de alto desempenho, em termos de máxima capacidade de armazenamento de energia, baixo peso, pouco espaço e baixo custo, ainda são um desafio. Uma alternativa é o armazenamento em forma de hidrogênio, usando o excesso de energia renovável para produzi-lo, devido às características desse elemento químico: p...

Artigo atualizado em 31/08/2022 04:30.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica