A conformidade das armaduras treliçadas eletrossoldadas para lajes pré-fabricadas
Redação
Essas estruturas são obtidas a partir da eletrofusão do aço e elas permitem substituir, com vantagens, o uso das lajes pré-moldadas comuns e das lajes maciças ou protendidas, racionalizando a execução e organização do canteiro de obras, reduzindo o uso de fôrmas e escoramentos, e evitando perdas de tempo e de material. Podem ser fornecidas em comprimentos de 6 m,7 m, 8 m, 9 m, 10 m e 12 m. Existem especificações normativas para a fabricação, ensaio, fornecimento e recebimento de armaduras treliçadas eletrossoldadas para lajes pré-fabricadas de concreto.
Da Redação –
A armadura treliçada eletrossoldada de aço pronta, pré-fabricada, em forma de estrutura espacial prismática, é constituída por dois fios ou barras de aço paralelos longitudinais na base (banzo inferior) e um fio ou barra de aço longitudinal no topo (banzo superior), interligados por eletrofusão (caldeamento) aos dois fios ou barras de aço diagonais contínuas (sinusoides), com espaçamento regular (passo), conforme as figuras abaixo.
Se for do interesse do comprador acompanhar a inspeção e os ensaios dos produtos, o fornecedor deve conceder-lhe todas as facilidades necessárias e suficientes à verificação de que a encomenda está sendo atendida, sem ocasionar interrupção no processamento ou atraso no fornecimento. Os ensaios podem ser realizados no laboratório do fabricante ou em outro laboratório, a critério do comprador. Para a amostragem, o lote deve ser conjunto de armaduras treliçadas eletrossoldadas de procedência identificada, de mesma designação, limitada no máximo, a 25.000 kg conforme tabela abaixo.
A inspeção visual e a verificação das características dimensionais devem ser feitas antes da retirada dos corpos de prova para a realiz...