Publicado em 20 mai 2025

As principais aplicações tecnológicas para a manutenção dos estádios de futebol

Redação

A inteligência artificial (IA) e a internet of things (IoT) são as tecnologias mais usadas na manutenção digital atualmente. Nos estádios, elas podem monitorar e gerenciar diversas operações em tempo real. Os sensores IoT podem controlar a temperatura, umidade e condições do gramado, enquanto a IA pode prever falhas e otimizar a manutenção preventiva. Isso resulta em maior eficiência operacional, redução de custos e melhoria na experiência de espectadores presentes ou que acompanham via televisão, além de aumentar a segurança, o conforto e a eficiência das operações durante jogos e eventos.

Lucas Rufatto – 

As tecnologias, além de fazerem parte dos grandes shows, jogos e espetáculos que ocorrem nos estádios, também são extremamente importantes para manter o funcionamento e a segurança das pessoas e do espaço. Os ativos nesses centros abrangem mais do que os gramados, piscinas e quadras, eles vão desde as praças de alimentação até as subestações de energia.

Todas essas áreas precisam passar por uma manutenção para manter seu completo funcionamento, e é nesse ponto que ferramentas digitais se encontram. As aplicações tecnológicas têm se tornado um pilar para essa proposta nos estádios.

Os recursos como a IA, a IoT e os sistemas de gestão de manutenção (CMMS) são empregados e integrados, sendo protagonistas da manutenção dos ativos, mesmo que nos bastidores de toda a operação. Pode não parecer, mas eles contribuem até para a fluidez de um jogo de futebol em um dia chuvoso.

Esses estádios podem usar IA para prever problemas, melhorando a alocação de equipes e reduzindo tempos de espera, o que aumenta a satisfação dos torcedores e patrocinadores. Todos os ativos precisam funcionar sem qualquer diverg...

Artigo atualizado em 15/05/2025 02:25.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica