Avaliando um modelo de maturidade de governança organizacional
Redação
Um modelo de maturidade de governança envolve os meios e a escala para avaliar e mensurar o estado atual de maturidade de governança e uma estrutura de medição de governança é o esquema para uso na caracterização da aplicação de um princípio de governança. Há orientações normativas para a avaliação do estabelecimento de condições de governança e sobre a aplicação de princípios de governança, considerando os aspectos-chave da prática da NBR ISO 37000. Estabelece-se o conceito de maturidade de governança e a sua medição, e fornece uma estrutura de medição de maturidade de governança, uma escala de maturidade de governança associada e um modelo de maturidade de governança, sendo aplicável a todos os tipos e portes de organizações, independentemente da sua localização.

Da Redação –
Os princípios de governança incluem os aspectos-chave da prática para cada princípio de governança. Os princípios de governança a serem aplicados de forma integrada e concorrente são: o propósito; a geração de valor; a estratégia; a supervisão; a responsabilização; o engajamento das partes interessadas; a liderança; os dados e as decisões; a governança de risco; a responsabilidade social; a viabilidade e o desempenho ao longo do tempo.
A escala de medição de maturidade de governança é aplicada de forma incremental para demonstrar o aumento de maturidade de governança. Cada aumento demonstra uma melhoria em relação ao nível anterior. Um nível anterior pode apresentar evidências de um nível subsequente, mas essas evidências não prevalecem em todos os aspectos.
A figura abaixo apresenta uma representação da aplicação desta escala de medição de maturidade crescente. No escopo da estrutura de medição de maturidade de governança, um resultado é a finalização de uma avaliação do grau de realização do aspecto da maturidade de governança para a dimensão de governança avaliada. O resultado é o nível mais baixo,...