Publicado em 02 dez 2025

Os sapos de escritório e o desafio da constância da geração Z

Redação

A chegada da geração Z ao mercado de trabalho vem mudando a dinâmica das empresas e também trazendo novos desafios. Altamente conectados e qualificados, esses jovens buscam propósito e liberdade, mas enfrentam dificuldade em lidar com frustrações e hierarquias, o que tem gerado o fenômeno do office frogging, os sapos de escritório, que pulam de emprego em emprego.

Aline Mara Gumz Eberspacher – 

A geração Z, nascida entre 1998 e 2010, está chegando ao mercado de trabalho rompendo com antigos paradigmas. Trata-se de uma geração altamente preparada academicamente, conectada, informada e que valoriza propósito e autonomia.

Mais do que estabilidade, busca experiências. Não almeja um emprego vitalício, mas sim um espaço onde possa aprender, criar, ter liberdade de horários, oportunidades de crescimento, boa liderança, ambiente acolhedor, bem-estar, saúde mental e, claro, salários mais atrativos.

Essa busca por um ambiente profissional ideal e quase perfeito, somada à frequência com que trocam de emprego, deu origem ao termo office frogging, ou sapos de escritório, em referência ao hábito de pular de trabalho em trabalho como sapos pulando de folha em folha. No entanto, o mesmo impulso que torna essa geração inovadora também revela suas fragilidades.

Muitos jovens da genZ demonstram baixa tolerância à frustração, dificuldade em lidar com hierarquias e desafios emocionais, além de pouca resiliência diante das adversidades. Acostumados a estímulos constantes e resultados imedia...

Artigo atualizado em 25/11/2025 11:58.
Imagem Rodapé

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica