O cuidado com a temperatura no transporte de produtos alimentícios refrigerados
Redação
Deve-se manter critérios de temperatura para o transporte de produtos alimentícios refrigerados (resfriados ou congelados) no que diz respeito a estocagem, carga, deslocamentos e descarga.
Da Redação -
A busca pelo alimento é algo que sempre moveu o ser humano pelo meio ambiente. Esta tarefa parece simples nos dias de hoje, bastando apenas o indivíduo comprar a comida e prepará-la conforme sua vontade (ou mesmo comprá-la pronta). Entretanto, os homens da caverna não tinham esta opção tão cômoda, precisando caçar sua carne e plantar seus vegetais.
Essas populações eram nômades e não tinham o hábito de guardar o alimento excedente para um futuro próximo. Entretanto, os períodos de seca e frio causavam escassez, tornando cada vez maior a necessidade de conservar a comida que sobrava para garantir certa estabilidade.
Este foi o cenário da humanidade até o período Neolítico (idade da pedra polida), há cerca de 10 mil anos, no qual o homem só comia alimentos frescos, isto é, caçava ou coletava sua refeição para satisfazer sua fome imediata. A partir deste período, as primeiras noções e técnicas para se conservar o alimento foram desenvolvidas.
As experiências foram revelando que o frio era a melhor maneira para preservar a comida, mas na época a tecnologia de refrigeração estava extremamente distante. No período Neolítico, o homem utilizava a parte mais escura e fresca da sua caverna como armazém. Com o fogo, aprendeu a defumar, e com o sol e o ar aprendeu a secar sua comida.
Buscando formas de preservar os alimentos, introduziu-os em recipientes e envolveu-os com substâncias protetoras como a argil...