Publicado em 19 jun 2018

A qualificação do mecânico de instalação de sistemas de GNV

Redação

Quais as competências desejadas para o mecânico de instalação de sistemas de GNV, para qualificar profissionais na atividade de instalação, desinstalação e manutenção de sistemas de GNV?

foto_GNV-800x500_c

Da Redação –

Com a invenção dos veículos movidos a combustão interna, o debate sobre alternativas em relação a matriz que move estes veículos (petróleo) cresceu gradativamente com o passar das décadas. Surgiram inovações como os biocombustíveis, o motor a eletricidade e até o curioso motor movido a ar comprimido, mas nenhum destes, até o momento, representou uma entrada significativa no mercado automotivo. Uma questão que engloba inúmeros interessados.

Uma das alternativas como substituto da gasolina é o Gás Natural Veicular (GNV). Ainda que pouco difundido no Brasil, entre outros fatores pelo fato do uso do mesmo gerar certo “preconceito” na hora de vender o veículo, o GNV custa menos que a gasolina e o álcool, em termos de custo direto. Só que o usuário economiza muito mais, pois a autonomia de um Nm³ de GNV é superior à de um litro de combustível líquido.

Além de reduzir as emissões de poluentes, o gás natural é seco, não provocando resíduos de carbono nas partes internas do motor o que, de um lado, aumenta a vida útil do motor e o intervalo de troca de óleo e, do outro, minimizando significativamente os custos de manutenção. O Brasil possui reservas de gás natural, além de ter gasodutos que permitem transportar gás natural de países ...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica