Publicado em 01 out 2019

O Antropoceno é o Apocalipse

Redação

E vi outro grande e admirável sinal no céu: sete anjos, que tinham as sete últimas pragas; porque nelas é consumada a ira de Deus. (Apocalipse 15:1). E vi um como mar de vidro misturado com fogo; e também os que saíram vitoriosos da besta, e da sua imagem, e do seu sinal, e do número do seu nome, que estavam junto ao mar de vidro, e tinham as harpas de Deus. (Apocalipse 15:2).

 

Se nunca ouviu sobre o que é o Antropoceno, saiba que é o nome do período atual na história dominado pela influência humana no planeta. A humanidade realmente pode ser que demore mais um pouco para começar a entender os seus impactos na biosfera. Ainda não se descobriu, no entanto, como usar esse conhecimento em uma sociedade global para criar soluções transformadoras em larga escala que beneficiem as pessoas e o meio ambiente.

 



Embora existam sobreposições claras nas pesquisas sobre resiliência, sustentabilidade e serviços ecossistêmicos, é importante definir claramente cada conceito. A resiliência seria a propriedade de um sistema em se alterar - em outras palavras, as sociedades humanas e os ecossistemas naturais estão constantemente mudando e podem se transformar.

Isso contrasta com a sustentabilidade, que é um conceito normativo (ou seja, ser sustentável é bom). Como tal, a resiliência pode ser uma propriedade desejável ou indesejável (pense em um sistema político resiliente que promova a desigualdade e prejudique o meio ambiente). De maneira semelhante, as funções do ecossistema podem ser serviços ou desserviços ao...

Artigo atualizado em 08/10/2024 12:14.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica