Publicado em 29 out 2019

Os corantes alergênicos e cancerígenos em materiais têxteis

Redação

A utilização de corantes é antiga, desde os primórdios das civilizações. Eram predominantemente de origem natural, provenientes de vegetais, moluscos e minerais. Pela sua própria natureza, são facilmente detectados a olho nu, sendo visíveis em concentrações muito baixas. Podem, portanto, por menor que seja a quantidade, causar drásticas mudanças de coloração nas águas. Com a extensiva utilização de corantes reativos pelas indústrias têxteis, ocorreu contaminação de grande número de efluentes durante os processos de tingimento por uma série de contaminantes - incluindo ácidos ou compostos alcalinos, sólidos solúveis e compostos tóxicos - apresentando-se fortemente coloridos. A remoção desses corantes é um dos maiores problemas enfrentados pela indústria atualmente, já que estes impedem a passagem da radiação solar afetando os seres vivos que habitam estes ecossistemas aquáticos. Há um método para determinação da presença de corantes alergênicos e cancerígenos em têxteis. Este método de ensaio trata da análise convencional, quando o uso técnico de um corante é confirmado.

têxtil2Da Redação –

Do ponto de vista toxicológico, devido à sua alta solubilidade em água, os corantes têxteis podem ser absorvidos por vários organismos. Assim como reagem com fibras naturais podem reagir com proteínas e a celulose nos vegetais, além de promoverem alterações na atividade fotossintética destes nos sistemas aquáticos. Apesar de pouco difundidas as informações sobre os riscos da contaminação por corantes e o impacto causado pelos seus rejeitos na qualidade da água, sabe-se que esses compostos podem permanecer por cerca de 50 anos nos ecossistemas terrestres e aquáticos, pondo em risco sua estabilidade.



A busca por meios de remoção destes corantes tem se tornado bastante atraente no Brasil devido ao desenvolvimento do setor agroindustrial. Dentre os processos utilizados, a adsorção, considerada superior a outras técnicas, é a mais praticada no setor industrial. Esta técnica envolve a retenção de um fluído (adsorvido), no caso o corante, ...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica