Publicado em 26 mar 2020

A Target libera as normas de máscaras de proteção respiratória por R$ 0,01

Redação

A doença provocada pelo coronavírus, oficialmente conhecida como Covid-19, sigla em inglês para coronavirus disease 2019, está causando uma doença respiratória, com casos inicialmente registrados na China e depois em outros países. O quadro pode variar de leve a moderado, semelhante a uma gripe. Alguns casos podem ser mais graves, por exemplo, em pessoas que já possuem outras doenças. Nessas situações, pode ocorrer síndrome respiratória aguda grave e complicações. Em casos extremos, pode levar a óbito. Dessa forma, as máscaras de proteção respiratória servem como filtro para evitar a inalação de substâncias tóxicas, fumaças, poeiras e gases que podem causar agravar os danos à saúde. Para cada atividade e produto químico existe uma recomendação específica, baseada na análise de risco do ambiente e do tempo de exposição. Importante que a escolha do tipo de proteção respiratória a ser utilizada deve ser determinada por uma avaliação de risco criteriosa, devendo levar em consideração a natureza do risco, incluindo as propriedades físicas, deficiência de oxigênio, efeitos fisiológicos sobre o organismo, concentração do material de risco ou nível de radioatividade, limites de exposição estabelecidos para os materiais químicos, concentração no meio ambiente; o (s) agente (s) de risco; o tipo de atividade ou ensaio a ser executado; características e limitações de cada tipo de respirador; o nível mínimo de proteção do equipamento, além de considerar a localização da área de risco em relação às áreas onde haja maior ventilação. Conheça a coletânea de normas de máscaras de proteção respiratória ao preço simbólico de 0,01 real.

Da Redação - 

Os coronavírus (Cov) são uma grande família viral, conhecidos desde meados dos anos 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderada, semelhantes a um resfriado comum. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem. Os coronavírus comuns que infectam humanos são alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Alguns coronavírus podem causar síndromes respiratórias graves, como a síndrome respiratória aguda grave que ficou conhecida pela sigla SARS da síndrome em inglês Severe Acute Respiratory Syndrome. Os coronavírus humanos comuns causam infecções respiratórias brandas a moderadas de curta duração. Os sintomas podem envolver coriza, tosse, dor de garganta e febre. Esses vírus algumas vezes podem causar infecção das vias respiratórias inferiores, como pneumonia. Esse quadro é mais comum em pessoas com doenças cardiopulmonares, com sistema imunológico comprometido ou em idosos.

A proteção respiratória pelo uso de respiradores pode ser alcançada: purificando o ar ambiente que vai ser inalado; fornecendo ar respirável ou oxigênio respirável, a partir de uma fonte. Os equipamentos de proteção respiratória usados contra os riscos respiratórios presentes no ambiente de trabalho são classificados conforme a figura abaixo.

 

Já os filtros químicos podem ser de vários tipos, como os para os vapores orgânicos para uso contra certos gases e vapores orgânicos conforme especificados pelo fabricante; gases ácidos: para uso contra certos gases ou vapores ácidos conforme especificados pelo fabricante (excluindo o monóxido de carbono); amônia: para uso contra amônia e compostos orgânicos da amônia conforme especificados pelo fabricante; especiais: para uso contra contaminantes específicos não incluídos nos tipos anteriores como, por exemplo, mercúrio, cloreto de vinila, óxido de etileno, monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio e formaldeído.

A NBR 12543 de 05/2017 - Equipamentos de proteção respiratória – Classificação classifica os equipamentos de proteção respiratória de acordo com o modo de funcionamento e os riscos respiratórios existentes em um ambiente de trabalho. Também define a qualidade do ar respirável utilizado nos respiradores de adução de ar (ver Anexo A), bem como apresenta a composição do ar atmosférico (ver Anexo B) e estabelece a nomenclatura dos componentes a ser utilizada em proteção respiratória (ver Anexo C). Esta norma apresenta equivalência de termos em português, inglês e espanhol (ver Anexo D), de forma a homogeneizar a tradução de termos da área de proteção respiratória.

A NBR 13696 de 01/2010 - Equipamento de proteção respiratória - Filtros químicos e combinados fixa os requisitos mínimos para filtros químicos e combinados para uso como parte de um equipamento de proteção respiratória do tipo purificador de ar não motorizado. A NBR 13697 de 08/2010 - Equipamento de proteção respiratória — Filtros para partículas especifica os requisitos de filtros para partículas para uso como parte de equipamentos de proteção respiratória do tipo purificador de ar não motorizado. A NBR 13698 de 03/2011 - Equipamento de proteção respiratória — Peça semifacial filtrante para partículas especifica os requisitos para as peças semifaciais filtrantes para as partículas utilizadas como equipamentos de proteção respiratória do tipo purificador de ar não motorizado.

Quanto à eficiência da filtração bacteriológica dos não tecidos, a NBR 14873 de 08/2002 – Não tecido para artigos de uso odonto-médico-hospitalar - Determinação da eficiência da filtração bacteriológica especifica um método para determinação da eficiência da filtração bacteriológica dos não tecidos destinados ao uso de máscaras cirúrgicas e outros materiais filtrantes de interesse odonto-médico-hospitalar. A NBR 15052 de 03/2004 - Artigos de não tecido de uso odonto-médico-hospitalar - Máscaras cirúrgicas - Requisitos estabelece os requisitos mínimos para as máscaras cirúrgicas de uso único utilizadas em salas de cirurgia e em outras áreas de instalações de saúde, onde é necessário manter em um mínimo a contaminação cruzada entre o profissional da saúde e os pacientes.

Em vista da pandemia do Covid-19, todas essas normas técnicas, depois de pagas pelo preço simbólico de 0,01 real, ficarão disponíveis para o usuário, em sua biblioteca técnica digital, na plataforma https://www.target.com.br

Artigo atualizado em 26/03/2020 03:50.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica