Publicado em 24 Mar 2020

O funcionamento dos cadeados acionados por chave

Redação

A qualidade de um cadeado está diretamente relacionada ao material do qual é feito e eles podem ser feitos de vários tipos de metais, como latão, alumínio e até aço. Quanto mais resistente o metal de sua fabricação, mais resistente a arrombamentos será o cadeado. Além disso, cada cadeado possui também uma classificação de tamanho, marcado como CR XX, onde XX é o tamanho do corpo do produto. Por exemplo: um cadeado CR 25 possui um corpo com 25 mm (2,5 cm) de comprimento, enquanto um CR 70 tem um corpo de 70 mm (7 cm). Essa marcação estará não apenas na embalagem, mas tem grafado no próprio corpo do cadeado, facilitando assim a compra de um igual no caso de defeito. Assim como o material de fabricação, o tamanho do corpo do cadeado também influência diretamente na segurança: quanto maior ele for, mais difícil de arrombar será. Deve-se conhecer os requisitos mínimos exigíveis para fabricação, segurança e funcionamento de cadeados acionados por chave.

 

Algumas definições são importantes. O cadeado é um mecanismo portátil cujo gancho se introduz em elos que se quer unir. O gancho é a peça responsável pela aplicação do cadeado, o corpo é a peça responsável pelo alojamento de todos os demais componentes do cadeado, o cilindro é a peça que recebe a chave e aloja os pinos-segredo/lâmina de segredo e a chave é a peça para ser introduzida no cilindro, girando-o quando tiver o mesmo segredo, possibilitando que o cilindro transmita o movimento à lingueta.

Já a lingueta é a peça acionada pelo cilindro para destravar o gancho, o pino-segredo é a peça do mecanismo que, em conjunto com a chave, define o segredo, o contrapino é a peça do mecanismo que trava o cilindro quando este está sem a chave e a mola-segredo é a peça do mecanismo que atua sobre o contrapino (ver figura abaixo).

O interior de um cadeado é formado por vários pinos de metal presos por uma mola dentro de um cilindro. Para liberar a trava dos cadeados, cada um desses pinos precisa estar na altura certa dentro do cilindro – e é essa altura que se chama de segredo do cadeado. É por isso que toda chave possui uma parte toda irregular e serrilhada: são essas ranhuras no metal que, ao serem inseridas na fechadura, fazem com que os pinos ...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica