Publicado em 04 mai 2021

A determinação do coeficiente de permeabilidade de solos argilosos

Redação

O solo é uma mistura de minerais, organismos vivos e mortos (materiais orgânicos), ar e água. Esses quatro ingredientes reagem uns com os outros de maneiras incríveis, tornando o solo um dos recursos naturais mais dinâmicos e importantes da Terra. O solo é usado várias maneiras e, por isso, tem muitas definições. Um engenheiro pode ver os solos como um material sobre o qual a infraestrutura é construída, enquanto um diplomata pode se referir a solo como o território de uma nação. Do ponto de vista do cientista do solo, o solo é a camada mineral e/ou orgânica da superfície da terra que sofreu algum grau de intemperismo físico, biológico e químico. Os solos são recursos naturais limitados, pois eles são considerados renováveis porque estão em constante formação. Embora isso seja verdade, sua formação ocorre em taxas extremamente lentas: na verdade, uma polegada de camada superficial do solo pode levar várias centenas de anos ou mais para se desenvolver. As taxas de formação do solo variam: as taxas mais lentas ocorrem em regiões frias e secas (mais de 1.000 anos) e as taxas mais rápidas estão em regiões quentes e úmidas. Deve-se compreender os métodos para determinação do coeficiente de permeabilidade à carga variável, com a água percolando pelo solo em regime de escoamento laminar. Aplica-se aos corpos de prova talhados ou moldados, obtidos, respectivamente, a partir de amostras indeformadas ou da compactação de amostras deformadas, com o coeficiente de permeabilidade menor que 10-3 cm/s (10-5 m/s) após o ensaio.

Da Redação – 

Pode-se afirmar que as partículas que constituem o solo são categorizadas em três grupos de tamanho: areia, silte e argila. As partículas de areia são as maiores e as de argila as menores. Embora um solo possa ser apenas areia, argila ou lodo, isso é raro. Em vez disso, a maioria dos solos é uma combinação dos três. As porcentagens relativas de areia, silte e argila são o que dão ao solo sua textura. Um solo de textura argilosa, por exemplo, tem partes quase iguais de areia, silte e argila.

A estrutura do solo é o arranjo das partículas do solo em pequenos aglomerados. Assim como os ingredientes da massa do bolo se unem para formar um bolo, as partículas de solo (areia, lodo, argila e matéria orgânica) se unem para formar os aglomerados. Eles possuem várias formas, dependendo de seus componentes e das condições em que se formaram: molhar e secar, congelar e descongelar - até mesmo as pessoas que andam ou cultivam o solo afetam a forma deles.

A textura e a estrutura de um solo dizem muito sobre como ele se comportará. Os solos granulares com textura argilosa são as melhores terras para cultivo, por exe...

Artigo atualizado em 29/04/2021 05:15.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica