Publicado em 27 jul 2021

Os perigos das máquinas florestais autopropelidas

Redação

A manutenção e a operação de equipamentos florestais podem ser perigosas, mesmo para os especialistas mais experientes. Os técnicos costumam trabalhar em ambientes onde estão expostos a condições perigosas em locais remotos. Isso inclui trabalhar em situações de mau tempo, terreno volátil, superfícies de trabalho irregulares, perigos de equipamentos pesados, queda de detritos e até mesmo contato potencial com animais selvagens. Conhecer e compreender os protocolos de segurança pode significar a diferença entre acidentes indesejados e manter um local de trabalho saudável e sem lesões. É por isso que ter um conjunto estruturado de processos em vigor é fundamental para as operações e manter um ambiente seguro. Um processo para evitar o contato não intencional com uma fonte de energia ou ativação não intencional do equipamento. É imperativo que os funcionários que trabalham com as máquinas florestais tenham sido treinados nos procedimentos de bloqueio e tenham um conhecimento prático dos mecanismos de segurança e interruptores de corte do equipamento. A identificação da energia armazenada é uma parte crítica do processo de desenergização. Isso envolve a confirmação de que um estado de energia zero está presente. A falha em sangrar ou isolar uma fonte de energia pode resultar em consequências trágicas, incluindo a perda de vidas. Os exemplos de direção distraída vão além do uso do telefone celular, pois outras distrações incluem: distrações cognitivas - pensar em outra coisa em vez da tarefa em mãos, essencialmente operando em piloto automático; distrações visuais - permitir que os olhos se demorem em algo diferente da estrada à frente, como outras pessoas, sinais, paisagens, etc.; e distrações manuais - manusear algo diferente do volante roda, como um rádio, GPS ou alcançar algo que caiu fora do assento. Qualquer tipo de distração é perigoso ao operar o equipamento. Deve-se compreender os parâmetros de segurança para máquinas florestais autopropelidas e máquinas configuradas como máquinas florestais.

Da Redação – 

A indústria florestal apresenta muitos riscos para os trabalhadores, principalmente para os operadores de máquinas. Algumas profissões florestais são mais perigosas do que outras, com aquelas envolvidas com o processo de extração de madeira. No entanto, seguir os protocolos de segurança, garantir que os profissionais sejam totalmente treinados e melhorar os processos existentes pode ajudar a reduzir os perigos encontrados no trabalho florestal.

Muitos acidentes com ferimentos ou mortes em operação florestal, geralmente, se enquadram em um dos seguintes fatores descritos a seguir. No uso impróprio da máquina, apesar das melhorias nos equipamentos e tecnologias florestais, pode ocorrer ferimentos e mortes por vários motivos. Acidentes podem envolver operadores com baixa visibilidade de sua zona de trabalho ou distrações que desviam o foco da operação de máquinas pesadas.

A falta de experiência pode contribuir para o processo, pois quase 50% de todos os acidentes de corte ocorrem com trabalhadores com menos de um ano de trabalho. Os operadores inexperientes podem ter dificuldade em carregar cargas pesada...

Artigo atualizado em 27/07/2021 06:26.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica