Publicado em 13 out 2020

Os parâmetros de segurança para a operação das serras dimensionais

Redação

Muitas dessas máquinas estão em escolas, serrarias e locais de trabalho e, todos os anos, milhares de pessoas sofrem ferimentos nos dedos e nas mãos, mas outras partes do corpo estão sujeitas a ferimentos causados por objetos que voam da lâmina que gira muito rápido. Considerando uma lâmina de 10 pol., ela gira a cerca de 4.000 rpm e a borda externa a cerca de 173 km/h e por isso pode-se imaginar o tipo das lesões que podem causar, já que a lâmina pode fazer um corte a cada 370 microssegundos. Em comparação com outras ferramentas elétricas caseiras (incluindo pistolas de pregos, motosserras e serras circulares), as serras dimensionais são a ferramenta elétrica mais perigosa e podem causar ferimentos graves. Os acidentes com essas máquinas representam algo em torno de 67.000 feridos registrados todos os anos e, embora as lacerações sejam as lesões mais comuns, cerca de 4.000 acidentes com serras de mesa envolvem amputações como resultado do contato direto com a lâmina giratória. Os custos médicos para o tratamento de lesões por serras dimensionais foram estimados em mais de R$ 2,1 bilhões todos os anos. Saiba quais são os requisitos e as medida de segurança para as serras dimensionais estacionárias e deslocáveis.

Da Redação – 

Ao usar uma serra dimensional, o usuário deve saber que esta ferramenta elétrica exige que se tome muito cuidado com a segurança. Um prego despercebido em uma placa de madeira pode facilmente se tornar um projétil perigoso e algo que pode causar ferimentos graves a qualquer pessoa na área. Um único momento de distração, por outro lado, pode fazer com que a pessoa se aproxime demais da lâmina da máquina e termine com uma lesão fatal.

Debate Brasil Desafios 2021

A Academia Brasileira da Qualidade (ABQ) irá realizar no dia 12 de novembro, das 10 às 12 h, o debate Brasil Desafios 2021, de forma virtual. Os debatedores irão fazer uma discussão rica sobre iniciativas relevantes que poderão ser úteis na ...

Artigo atualizado em 13/10/2020 04:48.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica