Publicado em 12 out 2021

Entenda os benefícios da robótica colaborativa implementada na medicina

Redação

Os robôs colaborativos ou cobots foram desenvolvidos para trabalhar lado a lado com humanos de forma segura. Com isso, sua instalação nas fábricas se dá de uma forma muito mais simples e rápida do que no caso de robôs industriais convencionais, que precisam ser completamente isolados do convívio com humanos por meio de um aparato enorme de normas e dispositivos de segurança; o que torna a instalação mais complexa e cara, além de requerer mais espaço físico no chão de fábrica, muitas vezes indisponível. A expectativa é de que o uso de robôs colaborativos cresça de forma exponencial nos próximos anos, em todos os segmentos industriais e em fábricas de todos os portes. O mercado é muito promissor, com interesse elevado da indústria neste tipo de tecnologia em um momento em que se precisa aumentar de forma radical a produtividade da manufatura e a competitividade das empresas brasileiras para garantir a inserção do Brasil na indústria mundial.

Denis Pineda – 

A pandemia trouxe um grande impacto para todos os setores e isso já é mais que evidente. As empresas precisaram se desenvolver e buscar soluções mais ágeis e tecnológicas para conseguir suprir as necessidades impostas.

No campo da saúde, por exemplo, ficou clara a necessidade e a importância de ter recursos mais recentes para realizar procedimentos cirúrgicos, exames e diagnósticos. Dentre os recursos tecnológicos que melhoram o trabalho nesse setor, destaca-se a robótica colaborativa, pois ela ajuda a oferecer melhores condições e desenvolver projetos de P&D mais ambiciosos e eficientes.

Isso porque os cobots possuem um sistema altamente personalizáveis, fáceis de implantar, com menor custo e ideais para serem instalados lado a lado com os colaboradores, trazem soluções de automatização, ajudam em processos de rastreabilidades, e também executam tarefas de manuseio e montagem de peças em um espaço esterilizado. A robótica colaborativa é um grande marco para essa indústria, especialmente na criação de tratamentos médicos ou produtos farmacêuticos inovadores.

Consequentemente, com essa melh...

Artigo atualizado em 11/10/2021 04:19.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica