Publicado em 01 fev 2022

Os benefícios fiscais para o agronegócio

Redação

O agronegócio brasileiro conta com inúmeros benefícios fiscais, muitas vezes desconhecidos pelos produtores. Mesmo assim, os dados da Confederação Nacional de Agricultura são de que as exportações ultrapassaram em 2020 os 100 bilhões de dólares com um aumento de 4,1% sobre as do ano anterior, gerando um saldo positivo de 87,8 bilhões de dólares na conta de produtos agropecuários. Os destinos principais dos produtos do agronegócio são Ásia - 52,6%, União Europeia - 16,2% e América do Norte - 6,9%.

Paulo César Rocha – 

O agronegócio tem aumentado muito sua participação tanto na economia quanto nas exportações brasileiras, movimentando milhões de toneladas de carga e bilhões de dólares. Importações, quando destinadas à produtos que sejam exportados, gozam de benefícios fiscais nem sempre bem aproveitados ou sequer conhecidos pelos produtores brasileiros.

Parte destes benefícios podem até ser recuperados de produtos já exportados. Assim, segundo os dados da Confederação Nacional de Agricultura, são de que as exportações ultrapassaram em 2020 os 100 bilhões de dólares com um aumento de 4,1% sobre as do ano anterior, gerando um saldo positivo de 87,8 bilhões de dólares na conta de produtos agropecuários. Os destinos principais dos produtos do agronegócio são Ásia - 52,6%, União Europeia - 16,2% e América do Norte - 6,9%.

Entre os benefícios existe crédito presumido para agroindústria na compra de insumos; redução a zero das alíquotas do PIS e COFINS sobre importação ou venda de determinados produtos no mercado interno; crédito presumido de PIS/COFINS para pessoas jurídicas importadoras ou produtoras de álcool, be...

Artigo atualizado em 01/02/2022 05:02.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica