Publicado em 08 fev 2022

As medidas do vestuário feminino para os biótipos tipo retângulo e colher

Redação

A vestibilidade é o método de indicação de tamanhos de vestuário que se baseia na indicação de medidas do corpo que serviram de base para a modelagem. No âmbito da vestibilidade, a eficácia tem relação com as funções requeridas e a capacidade da roupa de desempenhar tais funções. Para cada tipo de roupa é necessário identificar as principais funções dentro da interação usuário versus contexto. A eficiência está relacionada à ausência ou baixa ocorrência de esforço para manter-se usando a roupa em determinado contexto. Pode ser expressa pela facilidade de realização das tarefas de vestir, ajustar a roupa ao corpo e desvestir. Também diz respeito ao ótimo ajuste, durante o uso. Em resumo, o vestir é a capacidade da roupa de acessar o corpo, que depende tanto do design do vestuário quanto da habilidade e mobilidade do corpo. De modo geral, o corpo pode ser acessado pela roupa da seguinte forma: acesso por envolvimento – quando a roupa é enrolada ao corpo e fechada por amarrações; acesso por elasticidade – quando na abertura o tecido se expande e se retrai posteriormente; acesso por articulação – quando se utilizam aviamentos como zíperes, velcros, botões, etc. Além disso, para que o usuário possa acessar a roupa faz-se necessário que o diâmetro da roupa seja equivalente ou maior do que o diâmetro do corpo. A necessidade de ampliar a roupa para facilitar e simplificar o vestir se contrapõe ao requerimento de ajuste, considerando que a solicitação de ajuste provoca redução do diâmetro máximo da roupa, com o objetivo de que a mesma não caia pela ação da gravidade. É preciso conciliar ambas as necessidades. Deve-se conhecer um sistema de indicação de medidas femininas para os biótipos tipo retângulo e tipo colher.

Da Redação – 

A indicação de tamanhos nominais para tecidos de malha é usual pela escala PMG. Para tecidos planos ou para roupas mais justas, é usual a indicação por escala numérica 40, 42, 44, etc. Esta opção de uso de tamanhos nominais sempre é conforme acordo entre as partes interessadas ou uso e aplicação do público-alvo.

Porém, muitas vezes, se referem às medidas usuais de cada fabricante, isto é, o PMG se refere à escala de medidas do menor tamanho de corpo para o qual se produz roupas, o tamanho intermediário de corpo e o tamanho maior de corpo, bem como o tamanho único, são os únicos tamanhos produzidos pela empresa e não o tamanho que serve a qualquer corpo, ou seja, é pouco orientativo ao consumidor e deve ser adotado de forma restrita. A indicação de tamanho único é aplicável apenas aos recobrimentos parciais do corpo ou às peças de medidas ajustáveis, como, por exemplo, bonés, aventais de frente, gravatas etc.

Assim, a vestibilidade indica para quais medidas de corpo aquela peça foi projetada e modelada para vestir, e é adotada uma forma objetiva para orientar o consumidor, pois o consumidor pode medir ...

Artigo atualizado em 08/02/2022 05:27.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica