Publicado em 01 mar 2022

A determinação da força de rasgamento do tecido ou rasgo simples

Redação

Segundo o Inmetro, um produto pode ser considerado um têxtil quando ele é composto exclusivamente por fibras ou filamentos têxteis, em estado bruto, beneficiado ou semibeneficiado, manufaturado ou semimanufaturado, confeccionado ou semiconfeccionado. Também são considerados produtos têxteis aqueles que possuem 80% de sua massa, no mínimo, constituída por fibras têxteis, filamentos têxteis ou por ambos. Além disso, o segmento têxtil brasileiro é muito amplo e abrange uma variedade de indústrias, desde a produção e beneficiamento de matéria prima, como o algodão, lã e poliéster, até o desenvolvimento de máquinas, passando por produtos intermediários e vestuário. A fibra de algodão ainda é a principal matéria-prima utilizada por todo o setor têxtil. Assim, nesse segmento, encontramos uma produção, uma importação e também uma exportação significativa. As fibras químicas são divididas em artificiais, produzidas a partir do tratamento da celulose; e as sintéticas, fabricadas a partir de derivados petroquímicos. No mundo todo, devido aos custos e menor necessidade de espaço para ampliação da produção, a tendência é que elas sejam cada vez mais utilizadas, principalmente as sintéticas. No entanto, a indústria brasileira sofre com uma forte competição dos produtos asiáticos, mesmo no mercado nacional. As confecções são os produtos finais, voltados para o consumo por pessoas na linha final, o varejo. Nesse sentido, o Brasil se destaca por sua diversidade e qualidade. Existem alguns polos industriais têxteis importantes em Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais e no sul do país. A maior parte dos negócios do setor é constituído por pequenas e médias empresas, com um a 20 funcionários. Deve-se entender que existe um método de rasgo único para determinação da força de rasgamento do tecido, conhecido como rasgo simples, usando um corpo de prova com um corte em formato de pernas. A força de rasgamento medida é a força necessária para propagar um único rasgo, previamente iniciado quando a força é aplicada paralelamente ao corte e o tecido rasga na direção da força aplicada.

Da Redação – 

A indústria têxtil e de confecção é bastante ampla e é composta por várias etapas produtivas inter-relacionadas. Basicamente, podem ser destacadas a fiação que é a produção de fios ou filamentos que serão preparados para a etapa da tecelagem; a tecelagem que é a fabricação de tecidos planos ou tecidos de malha (malharia) e de tecnologia de não tecidos; o acabamento que envolve as operações que conferem ao produto conforto, durabilidade e propriedades específicas; e a confecção que é o desenho, a confecção de moldes, o gradeamento, o encaixe, o corte e a costura. Na etapa final, os produtos podem tomar a forma de vestuário, de artigos para o lar, como cama, mesa, banho, decoração e limpeza, ou para a indústria com os filtros de algodão, componentes para o interior de automóveis, embalagens, etc.

O produto final de cada uma dessas fases é a matéria prima da fase seguinte, o que denota à cadeia têxtil e de confecção um caráter bastante diversificado, sendo cada setor composto por grande número de segmentos diferenciados, com dinâmicas, estruturas físicas e players próprios. A descontinuidade do processo produt...

Artigo atualizado em 01/03/2022 02:12.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica