Publicado em 13 set 2022

As vestimentas condutivas devem ser fabricadas conforme a norma técnica

Redação

A vestimenta condutiva é confeccionada de material natural ou sintético com fibras integrais condutivas entrelaçadas, ou em camadas, usadas para oferecer continuidade elétrica entre todas as partes da vestimenta e uma redução do campo elétrico. Representam uma ferramenta obrigatória para garantir a segurança do trabalho de linha viva quando a técnica da mão nua é usada. Isto é particularmente verdadeiro para a manutenção de linhas em ultras altas tensões. Elas devem ser usadas ao trabalhar sob o ambiente de alta pressão, ata tensão e ondas eletromagnéticas que são blindadas pelo princípio de condução, de modo a reduzir os danos ao corpo humano. Atualmente, a relação entre a resistência ponto a ponto e a estrutura da vestimenta não é clara na produção e pesquisa de vestimentas de blindagem, sua concepção, produção e teste carecem de orientação teórica. O método adequado de medição de resistência ponto a ponto é projetado e a plataforma de teste pode ser construída por multímetro digital e eletrodo especial, e outros equipamentos. Os pontos representativos são selecionados a partir das principais linhas de latitude da roupa e das partes do equipamento eletrificado em contato com a roupa, então medem o valor da resistência entre os diferentes pontos. Por meio da análise dos resultados experimentais pode-se constatar que, na base de uma boa conexão, quanto maior a distância entre dois pontos, menor o valor da resistência e melhor a conectividade. O valor da resistência dos pontos que frequentemente entram em contato com equipamentos eletrificados é significativamente menor que outros; sobre a mesma distância de dois pontos, se houver linha de estrutura no meio, o valor da resistência é grande e a complexidade estrutural é proporcional ao valor da resistência. Assim, a resistência ponto a ponto da vestimenta de blindagem está relacionada às partes de contato com equipamentos eletrificados durante a operação, a complexidade da estrutura, e outros fatores relevantes. No projeto e na produção, deve-se focar na redução do valor da resistência entre as partes mais distais da vestimenta, as partes dos equipamentos de eletrificação de contato e os membros, a fim de aumentar sua conectividade. O projeto estrutural do vestuário deve ser simplificado. Deve-se entender os requisitos das vestimentas condutivas, compostas de partes componentes ou formando uma só vestimenta completa, utilizadas (eletricamente) por pessoas qualificadas durante trabalho em linha viva, especialmente trabalhando com a mão nua em sistemas de potência com tensão nominal até 800 kV ca e ± 600 kV cc.

Da Redação – 

As vestimentas condutivas podem ser fabricadas em um tecido que é não inflamável e trançado de filamentos microscópicos de aço inoxidável, o que lhe confere a propriedade física da condutividade elétrica. Os suspensórios da calça condutiva, são feitos em tecido de algodão, com largura de 50mm. Os componentes da bota condutiva são feitos dos seguintes materiais: solado - borracha condutiva; eletrodo - base chapa de aço inoxidável de 100 x 30(mm); eletrodo de contato - aço inoxidável; - rabicho - fio de cobre flexível, isolado e de comprimento de ± 50 mm.

A inspeção visual da vestimenta condutiva deverá ocorrer após cada utilização e antes do acondicionamento definitivo na sacola plástica, devem do ser observado alguns aspectos: impregnações de qualquer natureza como: graxa, óleo, suor, etc.; rasgos, falta de botões, zíperes quebrados, descosturas, velcrons soltos e/ou gastos, cadarços danificados furos, etc.; couro ressequido, rasgado, solado solto ou gasto, conexão rabicho bota (no calcanhar), eletrodo de contato oxidado, rabicho danificado, etc.; e as ligações: jaqueta-extensões condutivas e jaqueta-fitas ...

Artigo atualizado em 14/09/2022 11:40.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica