Publicado em 02 abr 2024

Descubra as vantagens da adoção do lean para os departamentos jurídicos

Redação

A discussão acerca da adoção de metodologias ágeis no âmbito jurídico vem, cada vez mais, ganhando força. O presente artigo busca demonstrar como o lean thinking (ou pensamento enxuto) se mostra efetivo na otimização de tempo e no aumento da produtividade.

Yasmin de Lima Mohammad – 

Mas afinal, o que é a metodologia Lean? É uma filosofia de gestão empresarial que nasceu na década de 80 no Japão, criada por Taiichi Ohno, engenheiro da Toyota. Naquela época, o foco era tornar a fabricação de veículos da marca mais eficiente.

A ideia foi um sucesso total, pois conseguiu melhorar a produtividade através de dois objetivos claros: eliminar tudo o que é considerado desperdício (seja de materiais ou de tempo) e identificar as sobrecargas que retardam o processo de produção. Assim, o lean thinking se traduz em agregar o máximo valor para o cliente com o mínimo custo, o que é alcançado por meio da minimização de recursos, tempo, energia e esforços.

Ademais, busca produzir projetos/ produtos dentro do prazo e do orçamento, eliminar desperdícios, aumentar a produtividade e, por fim, criar um ambiente de trabalho mais seguro e colaborativo. Ainda, é importante frisar que a metodologia lean é regida por cinco princípios, que buscam orientar as empresas e organizações que buscam adotar tal pensamento, ordenando por etapas a prática para o seu desenvolvimento eficiente.

Esses ...

Artigo atualizado em 02/04/2024 03:16.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica