Mais do que vender, a indústria pode se preparar para entrar e crescer no D2C
Redação
O D2C ou direct to consumer é um modelo de negócios no qual uma indústria vende seus produtos diretamente para os consumidores finais, sem o uso de intermediários. Para entender melhor esse conceito, é importante levar em consideração que os fabricantes costumam trabalhar em um modelo B2B ou business to business, comercializando suas mercadorias para varejistas. Os varejos, por sua vez, operam na modalidade B2C ou business to consumer, revendendo os produtos comprados das indústrias para os clientes finais. No D2C, a indústria não depende desses intermediários para levar as suas soluções para o mercado, se responsabilizando por vender diretamente para a clientela, por meio de um e-commerce próprio.
Angela Gheller –
A realidade do e-commerce deixou de ser uma tendência para se tornar uma potência, caminho este que não tem volta. Apenas no Natal de 2022, o comércio eletrônico registrou um faturamento de R$ 2,8 bilhões, um crescimento de 6,2% em relação ao mesmo período de 2021, segundo dados da ClearSale. Entendendo esse mercado e observando esse alto desempenho, diversos setores têm se movimentado para iniciar ou potencializar a jornada no e-commerce, e dentre eles, o segmento de manufatura.
Consolidadas num mercado B2B (business to business), diversas indústrias têm enxergado como oportunidade de mercado ampliarem seus negócios e se aventurarem nos negócios D2C (direct to consumer) ou também chamado de B2C (Business to Consumer) por meio do e-commerce, seja com uma plataforma própria ou por meio de marketplaces. No entanto, com a falsa premissa de rápida entrada no comércio online e sucesso absoluto de vendas, muitas indústrias acabam se precipitando neste processo, pulando etapas e esquecendo de revisitar e organizar seus processos e estratégias para que a adoção desse modelo de vendas não impacte a cadeia como u...