Publicado em 31 ago 2021

A telemetria para a gestão de máquinas móveis na indústria de base

Redação

A telemetria é basicamente a medição de dados para uma central de monitoramento que a empresa monta para acompanhar e saber como está a operação de suas máquinas, a operação dos funcionários, o consumo de energia elétrica, o ranking dos melhores e piores operadores e controlar indicadores importantes. O que traz grandes resultados na economia e segurança da empresa. As tecnologias evoluem com o tempo, ajudando a resolver problemas de maneiras cada vez mais ágeis e assertivas. Pode-se usar papel e caneta para escrever, mas se quiser ganhar agilidade, pode-se contar com um computador ou o próprio celular. Da mesma forma, pode-se fazer a gestão de máquinas móveis alimentando planilhas manualmente ou utilizar sistemas que podem dar dinamismo e otimizar essa tarefa – como os softwares de telemetria.

Vinicius Callegari – 

De origem grega, tele = remoto e metron = medida, a telemetria é uma tecnologia que permite a captura de informações de ativos. É considerada uma forma completa de obter relatórios mais precisos e visualizar os dados, tempo e localização de um equipamento. Aqui no Brasil, a cada ano cresce o interesse pelas ferramentas de telemetria para auxiliar em diversos segmentos, como é o caso da indústria de base.

Muitas empresas enxergam esse tipo de solução como alternativa para enfrentar algumas dificuldades em relação a gestão de máquinas móveis no país, seja para controlar e melhorar a segurança da operação, elevar a produtividade da movimentação de insumos, reduzir o gasto com a frota com combustível e manutenção corretiva como também para automatizar a medição de contratos de máquinas locadas. De modo geral, a indústria é ainda carente de ferramentas digitais que resolvam essas dores.

Ao mesmo tempo, há disponível no mercado plataformas que conhecem os processos da indústria de base e têm condições de inserir a inovação em seus processos. Porém, esses parceiros tecnológicos precisam ser especiali...

Artigo atualizado em 31/08/2021 07:03.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica