Publicado em 23 ago 2022

Os revestimentos de argamassa de cimento em tubos de ferro fundido dúctil

Redação

Normalmente, um revestimento interno tem a função de garantir a manutenção do desempenho hidráulico da canalização ao longo do tempo; evitar todo o risco de ataque à parede interna metálica pelos líquidos transportados; manter a qualidade da água transportada; reduzir o atrito contra a parede (perda de carga). No caso dos revestimentos de argamassa de cimento dos tubos de ferro fundido dúctil, o cimento usado para o revestimento deve obedecer às NBR 5732, NBR 5733, NBR 5735 ou NBR 5737, a critério do fabricante. Outro tipo de cimento pode ser usado mediante acordo prévio entre fabricante e comprador. A areia usada deve ter sua distribuição granulométrica controlada e deve ser constituída de partículas granulares inertes, duras, resistentes e estáveis, conforme a NBR 7211, naquilo em que se aplique. Por isso, deve-se entender as condições exigíveis para a aceitação do revestimento de argamassa de cimento em tubos de ferro fundido dúctil, fabricados conforme a NBR 7663.

Da Redação – 

Os revestimentos internos dos tubos podem ser classificados em três categorias, de acordo com a agressividade dos líquidos transportados: revestimento com argamassa de cimento de alto-forno: apropriado para a grande maioria das águas brutas e potáveis; revestimento com cimento aluminoso: apropriado para águas agressivas (águas doces, ácidas, fortemente abrasivas), efluentes domésticos e águas pluviais; e revestimento com poliuretano: apropriado para efluentes agressivos (industriais) e em trechos de canalização que necessite de uma proteção reforçada contra ataques ácidos químicos (pH<4). Os revestimentos internos das conexões podem ser classificados em três categorias, de acordo com a linha e aplicação: pintura betuminosa; pintura epóxi; e poliuretano.

A proteção interna dos tubos, fabricados pela Saint-Gobain Canalização, é constituída de uma argamassa de cimento de alto-forno ou aluminoso. Aplicados por centrifugação, os dois tipos de argamassa asseguram as condições de escoamento hidráulico, conservadas ao longo do tempo e proteção eficaz da parede metálica do tubo. Além dessas características, a arg...

Artigo atualizado em 23/08/2022 02:26.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica