Publicado em 27 set 2022

Os procedimentos normativos para a locação topográfica de obra metroviária

Redação

Devido à grande expansão de obras metroviárias e assemelhadas, é necessária a aplicação de procedimentos específicos para trabalhos topográficos, constantes dos requisitos normativos, trazendo como principal benefício a normalização mínima necessária para execução destes trabalhos. Além disso, o metrô apresenta baixa impedância ao movimento, por ser alimentada por energia elétrica e por operar totalmente segregada do trânsito de pessoas e veículos, sendo, dentre todas as formas de transporte terrestre motorizado, a que provoca o menor custo total de externalidades (poluições, vibrações, congestionamentos, acidentes, etc. Assim, a locação topográfica é importante para uma obra metroviária, pois serve para demarcar o terreno e as posições dos pontos definidos em projeto, como fundação e estruturas, transferindo assim os elementos do projeto para o terreno, algo essencial para iniciar uma obra sem problemas. É com a locação que se determina a localização exata da divisa do terreno com a calçada, marcação dos muros, assim como onde serão colocados pilares, fundação. Fazer uma locação topográfica é a garantia de dar o ponto de partida de sua obra e construção com a precisão necessária para evitar problemas. Existem requisitos normativos obrigatórios para locação topográfica e acompanhamento dimensional de obra metroviária e assemelhada em vala a céu aberto, túnel, estação, superfície e elevado.

As obras metroviárias são o conjunto de infraestruturas associadas aos sistemas de metropolitano subterrâneo ou de superfície. Incluem, entre outros, as vias de metro, as estações de metrô subterrâneas e de superfície, os túneis e as obras de arte necessários à circulação das composições de metro, etc. Há requisitos específicos quando se trata da locação das etapas em diversos métodos construtivos e etapa final de montagem. Para os túneis e estações em shield e new austrian tunneling method (NATM), em operações na superfície do terreno, planimétricas, o transporte de direção do túnel tem início na rede GPS, triangulação, trilateração ou poligonal principal ou básica.

Destes pontos, quando necessário, medir os ângulos pelo método das direções e as distâncias recíprocas, para no mínimo dois pontos ao nível da superfície e próximos ao poço de emboque do túnel, constituindo assim uma base de primeira ordem. Da poligonal principal ou da base de primeira ordem implantar um ponto próximo ao poço e medir os ângulos pelo método das direções e as distâncias recíprocas, para dois fios de aço pendurados da superfície ao fundo do poço.

Com esta ...

Artigo atualizado em 27/09/2022 03:51.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica