Publicado em 27 set 2022

Como avaliar a vibração no funcionamento das máquinas rotativas

Redação

A vibração é simplesmente um movimento para frente, para trás ou de oscilação, de máquinas e componentes em equipamentos motorizados. A vibração em equipamentos industriais pode ser um sintoma ou causa de um problema, ou pode estar associada à operação normal. Por exemplo, as lixadeiras oscilantes e os tambores vibratórios dependem da vibração para funcionar. Os motores de combustão interna e acionamentos de engrenagem, por outro lado, experimentam uma certa quantidade de vibração inevitável. A vibração pode indicar um problema e, se não for controlada, pode causar danos ou deterioração acelerada. Ela pode ser causada por um ou mais fatores em um determinado momento, sendo os mais comuns o desequilíbrio, o desalinhamento, o desgaste e a frouxidão. Deve-se entender os requisitos normativos a serem utilizados na avaliação do estado de funcionamento de máquinas rotativas, que operam entre 600 r/min e 5 000 r/min, com potência acima de 15 kW e frequência de vibração entre 10 Hz e 1 000 Hz, pela medição de vibrações mecânicas nas partes não rotativas.

Da Redação – 

Deve-se compreender que a vibração pode acelerar o desgaste da máquina, consumir energia em excesso e fazer com que o equipamento fique fora de serviço, resultando em tempo de inatividade não planejado. Outros efeitos da vibração incluem questões de segurança e condições de trabalho reduzidas. Quando medida e analisada adequadamente, a vibração pode desempenhar um papel importante nos programas de manutenção preventiva. Pode servir como um indicador da condição da máquina e permitir que os profissionais de manutenção da planta atuem antes que ocorram danos ou desastres.

Há variáveis ao analisar a vibração, como a direção, radial ou axial; a amplitude e a gravidade; a frequência, expressa em ciclos por minuto (cpm) ou Hertz (Hz)—um Hz é igual a um segundo, ou 60 cpm. Os técnicos de manutenção da planta precisam ser capazes de diferenciar entre vibração normal e anormal. Uma boa compreensão dos conceitos básicos de vibração e a ferramenta certa é tudo o que um técnico de manutenção de fábrica precisa para chegar ao fundo dos problemas relacionados à vibração de forma rápida e confiável, incluindo encontrar a ...

Artigo atualizado em 27/09/2022 04:15.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica