Publicado em 01 nov 2022

Como as indústrias podem garantir a visibilidade sobre a sua TI

Redação

A gestão do operacional da tecnologia da informação (TI) sempre esteve sob a responsabilidade das equipes técnicas, dedicadas a manter a infraestrutura funcionando e prestando assistência e suporte aos usuários. Fica complicado para a alta gerência obter o conhecimento sobre tudo o que acontece no ambiente de TI, sendo necessário possuir ferramentas capazes de monitorar os recursos disponíveis, desde os dispositivos, aplicações empresariais e até identificar como os colaboradores fazem uso de tudo isso.

Marco Catunda – 

O consumo dos recursos tecnológicos nas empresas cresce exponencialmente e é fundamental ter a visibilidade necessária para saber o que acontece na infraestrutura de TI. Justificar os investimentos nesta área crítica sempre é desafiador para as empresas do setor industrial principalmente porque é necessário ter detalhes sobre como funcionam os dispositivos e as aplicações dentro da rede corporativa, além de poder identificar e como este ambiente está sendo utilizado, monitorado e protegido.

Não se pode investir no escuro, sem o conhecimento necessário. Manter a infraestrutura de TI atualizada não é simples e isso não acontece de uma hora para outra, sem que ocorra o planejamento necessário e precedido da visibilidade abrangente sobre os recursos existentes e utilizados pelas equipes em todos os departamentos. Mesmo em situações de crise - como foi a pandemia -, não ocorre uma movimentação muito forte para os investimentos.

Pelo contrário, o que acontece é a retração. No entanto, com a otimização da rede por meio de ferramentas especializadas é possível aumentar o desempenho dos recursos disponíveis...

Artigo atualizado em 01/11/2022 04:42.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica