Publicado em 29 nov 2022

A codificação contribui para melhorar a organização logística e industrial

Redação

A codificação é um setor importante para as indústrias, é através dela que os códigos de barra, lote, data de fabricação e validade são incluídos nas embalagens. Porém, esse setor tem um alto custo para manter esses equipamentos em funcionamento e necessita de empresas que oferecem um serviço completo. A codificação é indispensável para as indústrias. É por meio dela que se inclui o código de barra, lote, data de fabricação e de validade, QR Code, entre outras informações nas embalagens. Incluir este processo de codificação torna a operação mais rápida, o que reflete em ganho de produtividade, ou seja, entrega-se mais em menos tempo. Entretanto, devido ao custo para manter os equipamentos em funcionamento, muitas empresas, principalmente as grandes, carecem de soluções completas que realizem a locação, manutenção e forneçam todo o suporte necessário, de modo que a fábrica possa utilizar toda a capacidade produtiva. Para uma melhor qualidade do processo, existe uma padronização das características de codificação, estrutura lógica e dimensões do Código Nacional de Produtos - padrão EAN (ou, simplesmente, código de barras EAN), adotado como padrão nacional através do decreto presidencial nº 90595, para a codificação de produtos, visando a sua identificação por equipamentos de automação nas operações do comércio no mercado interno.

Da Redação – 

O European Article Number (EAN) é o código de barras numérico de 13 dígitos usado como padrão pelo mercado europeu. Ele traz informações referentes à origem do produto no qual é estampado, como país e empresa onde foi produzido, além de um dígito que garante sua legitimidade. Os 13 números vêm abaixo do código de barras. Basicamente, o EAN13 funciona como o documento de identidade do produto e jamais será duplicado, igual a outro. Nele, é possível conferir todas as informações referentes ao produto que acompanha.

Eis o significado de cada uma das sequências dos 13 dígitos: 3 primeiros números ? país de origem, 4, 5 ou 6 números subsequentes ? empresa fabricante; 3, 4 ou 5 números seguintes ? produto em si; último número - dígito verificador. Ele é usado em todo o mundo, exceto no Canadá e Estados Unidos. O Brasil, por exemplo, também possui a sua sequência de origem: 789 — ou seja, todo produto produzido no nosso país começará por esses três números.

Caso os produtos que a sua empresa comercialize sejam de fabricação própria, fica a seu cargo cadastrar o código EAN. Para isso é indicado entrar em contato com as empresas que fazem esse serviço, como SCB Brasil e GS1 Brasil. O uso do EAN13 é obrigatório nas vendas nos marketplaces B2W e Cnova, por exemplo. Mesmo que não seja obrigatório, o uso do EAN só tem a acrescentar, pois o grau de identificação que o produto comercializado ganha compensa. Isso vai evitar qua...

Artigo atualizado em 29/11/2022 06:01.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica