A abordagem do apoio logístico integrado no contexto dos sistemas espaciais
Redação
A abordagem do apoio logístico integrado (ILS) justifica-se no contexto espacial pela melhoria das práticas correntes em termos de desenvolvimento de recursos materiais e serviços essenciais para a operação e manutenção do apoio e controle dos riscos operacionais associados, particularmente em termos de custo de utilização e disponibilidade. Também se justifica pelo aumento da conscientização de todos os participantes do programa e do projeto da necessidade para uma preparação rentável, transferência e gestão de informações necessárias para operar, manter, reabastecer e descartar um produto. Isto é, assim como, assegurar o registro de eventos não programados, a fim de realizar análises de apoio essenciais. A abordagem ILS difere para diferentes tipos de programas ou projetos espaciais e a norma permite a adaptação adequada. Consequentemente, os requisitos normativos são aplicados ao nível da gestão com a identificação dos objetivos a serem alcançados, preferencialmente aos métodos e técnicas a serem implementados para atingir este objetivo. Esses objetivos incluem a participação dos objetivos de suportabilidade para o design do sistema; a otimização dos conceitos operacionais e de manutenção; a identificação dos elementos de apoio logístico requeridos; a entrega a tempo dos elementos de apoio logístico; e a determinação da resiliência do sistema para eventos operacionais não programados. Existe um conjunto de requisitos de gestão obrigatórios necessários para identificar e fornecer apoio logístico, para que o cliente possa operar e manter um produto em seu ambiente operacional pelo tempo de vida esperado.
Da Redação –
O apoio logístico não é uma atividade nova: sua integração no programa ou projeto é para coordenar, ao longo do ciclo de vida, as atividades e recursos envolvidos na preparação e otimização do sistema e seus elementos de apoio, visando o custo total mínimo do ciclo de vida, de acordo com os requisitos e riscos operacionais. As vantagens e aumento da eficiência resultantes da integração do apoio logístico requerem que as funções de apoio logístico sejam tratadas a partir da definição do programa ou projeto.
Também requer que seja estabelecida uma abordagem integrada entre o design e o desenvolvimento do sistema e os requisitos operacionais a serem cumpridos. Esta abordagem é concebida para assegurar a capacidade de entregar a tempo e em quantidade adequada, recursos materiais e serviços para empregar, operar, manter e atualizar o sistema durante sua fase de utilização, dentro dos requisitos de custo, em seu ambiente operacional. Também ajuda a garantir que a capacidade da organização e os recursos dedicados para definir, coletar, gerenciar e manipular as informações necessárias para controlar as funções de a...