Publicado em 14 nov 2023

O uso da telemetria proporciona uma gestão mais eficiente das máquinas móveis

Redação

É importante citar que quando falamos de máquinas móveis, ao monitorar o consumo de combustível e as condições dos componentes, é possível identificar padrões de consumo excessivo ou desgaste precoce, permitindo a implementação de ações corretivas proativas. Com um ciclo de preventivas realizado no momento certo, por meio da busca do horímetro de forma automática, os equipamentos têm uma vida útil mais longa, maior disponibilidade na obra, e os custos de operação são otimizados.

Vinicius Callegari – 

A telemetria tem aplicações abrangentes em diversos setores industriais, como mineração, construção, agricultura, logística e transporte. Na mineração, por exemplo, essa tecnologia pode monitorar a integridade dos equipamentos, garantindo que operem em condições seguras e eficientes. Na agricultura, ajuda a otimizar a irrigação e o uso de máquinas agrícolas. Já na logística, ela pode rastrear frotas de veículos e garantir entregas pontuais.

Esses dados abrangem desde informações básicas como localização e status operacional, até métricas mais avançadas como temperatura, pressão, velocidade, consumo de combustível e até mesmo indicadores de desgaste. Mesmo assim, é importante lembrar que, apesar dos benefícios claros como a otimização da utilização de equipamentos, redução de custos e de manutenção, monitoramento em tempo real e melhoria na tomada de decisões, segurança e prevenção de acidentes, esse tipo de implementação enfrenta desafios como a integração com sistemas existentes, questões de segurança de dados e a necessidade de treinamento para os operadores.

Devemos considerar também as reg...

Artigo atualizado em 02/01/2024 05:50.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica