Publicado em 19 dez 2023

A governança no uso da inteligência artificial (IA) pelas empresas

Redação

O uso de IA envolve desenvolver ou aplicar esse sistema por meio de qualquer parte do seu ciclo de vida para cumprir os objetivos da empresa. Este termo tem como escopo qualquer ação ou atividade relacionada à IA que possa ter implicações de governança. A supervisão é o monitoramento da implementação de políticas organizacionais e de governança e gestão de tarefas, serviços e produtos associados determinados pela organização, a fim de se adaptar a mudanças em circunstâncias internas ou externas. Ela quando é eficaz precisa de uma compreensão geral de uma situação. A supervisão é um dos princípios de governança aprofundados na NBR ISO 37000:2022, 6.4. Deve-se entender que a IA abrange uma família de tecnologias que reúnem poder computacional, escalabilidade, rede, dispositivos e interfaces conectados, juntamente com grandes volumes de dados. A referência à IA destina-se a ser entendida como referindo-se a toda uma família de tecnologias e métodos, e não a qualquer tecnologia, método ou aplicação específica. Existem orientações normativas para os membros do órgão diretivo de uma organização para capacitar e gerenciar o uso da IA, com o objetivo de assegurar seu uso efetivo, eficiente e aceitável dentro da organização.

Da Redação – 

A NBR ISO 37000 descreve a governança das organizações como o sistema pelo qual uma organização é dirigida, supervisionada e responsabilizada por alcançar o seu propósito determinado. Isso inclui: determinar o propósito, a missão, a visão, o ethos organizacional, os valores organizacionais e a cultura para dar direção à organização; orientar a estratégia e equilibrar apropriadamente os recursos para atingir esse objetivo; exercer a supervisão do desempenho da organização, assegurando a compliance e a viabilidade; e ter envolvimento e compromisso com as partes interessadas.

No domínio da tecnologia da informação, governança é definida na NBR ISO/IEC 38500:2018 como o sistema de direção e controle de uma organização por meio de três tarefas principais de avaliação, direção e monitoramento do uso de TI. A NBR ISO/IEC 38500:2018 fornece orientação aos órgãos diretivos na atribuição de responsabilidade por estratégias e políticas que determinem a direção para os investimentos em TI e o que convém que a TI alcance. E também convém que os órgãos diretivos incentivem uma cultura de boa governança de TI em sua organ...

Artigo atualizado em 02/01/2024 06:44.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica