Publicado em 19 dez 2023

A IA generativa traz desafios para a segurança da informação

Redação

A inteligência artificial (IA) generativa é excelente no reconhecimento de padrões. Ao analisar as coisas certas, a IA e o aprendizado de máquina podem fornecer insights sobre vulnerabilidades e comportamentos indesejados. Quando aliada à automação, a IA será capaz de cuidar de tarefas rotineiras, dando aos humanos mais tempo para cuidar de atividades que exigem sua preciosa atenção.

Carlos Rodrigues – 

A maior novidade deste ano foi, sem dúvida, a inteligência artificial generativa. Começando pelo ChatGPT, e passando por outros grandes players de tecnologia, como Google e Microsoft, esse modelo de IA criou um hypeno mercado, deixando outras buzzwords, como blockchain, big data bem para trás.

Se olharmos somente no que tange aos impactos positivos, os modelos de IA generativa prometem uma revolução no trabalho, com mais eficiência e produtividade. Na área de segurança da informação, também vemos esse movimento, com as tecnologias de proteção ganhando em agilidade e aumentando a eficiência dos times no que tange à resposta às ameaças.

Mas, o outro lado da IA também traz riscos: o que é autoinfligido, e o risco externo. O risco autoinfligido ocorre quando os funcionários começam a usar IA para sugerir conteúdo, seja por meio de uma consulta ou no contexto do que estão criando.

A menos que os dados sejam bloqueados, há pouco que im...

Artigo atualizado em 02/01/2024 06:48.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica