A segurança dos ventiladores de alta frequência para o cuidado intensivo
Redação
O ventilador de alta frequência (VAF) é um equipamento médico (EM) destinado a fornecer ventilação aos pulmões do paciente, quando conectado às suas vias aéreas, utilizando uma taxa maior do que 150 inflações/min. As taxas de inflação são especificadas por minuto somente ao diferenciar da taxa convencional de ventilação. Todos os requisitos normativos considerando VAF são escritos utilizando taxas de inflação por segundo. A ventilação de alta frequência é uma estratégia de proteção pulmonar que pode ser utilizada desde pacientes neonatais a adultos com lesão pulmonar aguda. Embora a evidência estatística que apoia a VAF seja particularmente baixa, benefícios potenciais para sua aplicação em muitas manifestações clínicas ainda permanecem. Todos os pacientes com lesão pulmonar induzida por ventilação ou com risco de desenvolver lesões ou síndrome do desconforto respiratório agudo seriam candidatos adequados para a VAF, especialmente aqueles que falharam na ventilação mecânica convencional. Existem parâmetros normativos obrigatórios para a segurança básica e ao desempenho essencial de um ventilador de alta frequência (VAF), em combinação com seus acessórios, destinado ao uso em um ambiente que ofereça cuidado especializado para pacientes cujas condições podem ter risco à vida e que necessitam de cuidado abrangente e monitoramento constante em uma instalação de cuidados à saúde profissional; destinado a ser operador por um operador de cuidados à saúde profissional; destinado àqueles pacientes que necessitam de diferentes níveis de suporte provenientes de ventilação artificial, incluindo pacientes dependentes de ventilador; e — capaz de oferecer mais de 150 inflações/min. Existem três designações principais do VAF: ventilação percussiva de alta frequência [HFPV, com uma frequência VAF típica de (60 a 1.000) inflações do VAF/min]; ventilação a jato de alta frequência [HFJV, com uma frequência VAF típica de (100 a 1.500) inflações do VAF/min]; e ventilação oscilatória de alta frequência [HFOV, com uma frequência VAF típica de (180 a 1.200) inflações do VAF/min que contém, usualmente, uma fase expiratória ativa]. Além disso, as designações do VAF podem ser combinadas com ventilação em taxas menores do que 150 inflações/min.
Da Redação –
Embora a VAF tenha sido usada para apoiar pacientes de todas as idades com insuficiência respiratória por muitos anos, os dados permanecem mistos, por eficácia e mortalidade. Os neonatos são os que permanecem mais tempo com o uso de VAF e os dados nesta faixa etária demonstram melhoras na oxigenação e nos resultados de longo prazo. O início precoce da VAF ainda pode ter um benefício com no que diz respeito à duração da ventilação mecânica e melhorias em oxigenação, mas o impacto na mortalidade permanece obscuro.
A VAF é uma forma não convencional de ventilação mecânica, sendo uma máquina que fica ligada ao paciente fazendo a oxigenação artificial de maneira muito rápida e com pequeno volume de ar. Para se ter uma ideia, se o ser humano respira normalmente de 12 a 20 vezes por minuto, uma máquina de VAF faz centenas de ciclos por minuto.
Essa tecnologia é utilizada em crianças com doença pulmonar grave, internadas na UTI e, geralmente, é usada quando a ventilação mecânica convencional (aquela que procura reproduzir a respiração normal, ou seja, cerca de 12 a 20 vezes por minuto) não apresentou bons res...