Publicado em 06 set 2022

A transformação digital e a proteção de dados na dinâmica corporativa

Redação

Além do transtorno gerado aos titulares em razão da exposição de seus dados, essas invasões causam prejuízos financeiros, operacionais e reputacionais às empresas, que têm a obrigação de reportar esses ataques à autoridade nacional de proteção de dados (ANPD). Interessante ressaltar que, somente no primeiro semestre de 2021, notificações relacionadas a ataques cibernéticos às empresas de capital aberto no Brasil cresceram 220%, de acordo com dados da Comissão de Valores Imobiliários.

André Oliveira – 

Com o avanço da tecnologia, a todo momento estamos fornecendo dados pessoais em plataformas digitais como redes sociais, sites de e-commerce, aplicativos de banco, entre outros ambientes online. Ao mesmo tempo em que essa evolução tecnológica melhorou o modo como consumimos esses serviços, também aumentou a vulnerabilidade das informações.

Os números recentes sobre o crescimento de ataques cibernéticos e vazamentos de dados reforçam a necessidade de atenção sobre a exposição de informações no meio digital. Durante todo o ano de 2021, foram registradas 88,5 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos no Brasil, de acordo com a empresa de cibersegurança Fortinet.

Além disso, foram registrados vazamentos de dados em grandes redes sociais, sequestro de dados de órgãos e instituições públicas e ataques a grandes corporações. O objetivo de ataques cibernéticos é extorquir empresas, sequestrando dados e ameaçando a divulgação dessas informações.

Além do transtorno gerado aos titulares em razão da exposição de seus dados, essas invasões causam prejuízos financeiros, operacionais e reputacionais às...

Artigo atualizado em 23/08/2022 05:33.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica