Publicado em 26 dez 2023

A IoT e a telemetria aumentam a disponibilidade das máquinas nas operações

Redação

A combinação da internet das coisas (IoT)e da telemetria podem oferecer às empresas industriais a capacidade de otimizar suas operações, maximizar a disponibilidade das máquinas e reduzir os custos associados a paradas não programadas. A capacidade de monitorar, analisar e agir com base em dados em tempo real permite um nível inédito de controle sobre o desempenho das máquinas, elevando a eficiência operacional e a competitividade no mercado.

Vinicius Callegari – 

A internet das coisas (IoT) e a telemetria desempenham papéis fundamentais na melhoria da disponibilidade de máquinas e equipamentos nas operações. Eles oferecem benefícios significativos, tais como monitoramento em tempo real, manutenção preditiva, otimização de processos e redução de custos.

Os sensores IoT são verdadeiros aliados porque podem coletar diferentes tipos de dados como temperatura, pressão, vibração, umidade e consumo de energia, diretamente das máquinas, permitindo que os responsáveis monitorem o desempenho de forma contínua e identifiquem rapidamente qualquer anomalia ou problema. Consequentemente, com base nas informações coletadas, os algoritmos de análises podem prever quando uma máquina pode falhar, sendo assim, os responsáveis por cuidar das operações conseguem realizar manutenção preventiva antes que ocorram falhas, reduzindo o tempo de inatividade não planejado.

É importante citarmos que os dados de telemetria podem ser usados para otimizar o desempenho das máquinas, ajustando parâmetros operacionais com base em condições reais, ajudando a maximizar a eficiência e a pro...

Artigo atualizado em 02/01/2024 07:04.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica