Publicado em 16 abr 2024

Os cuidados com os valores da conta de luz durante os períodos de calor

Redação

Apesar de o verão estar próximo do fim, o calor continua forte e a tendência é que os dias quentes ainda estejam presentes durante o outono. O clima abafado faz com que o consumo de energia elétrica continue alto por parte das pessoas, o que acaba sendo refletido na conta de luz, gerando assim gastos maiores do que o esperado. Neste cenário, deve-se tomar alguns cuidados com os valores da conta de luz durante os períodos de calor e não extrapolar o orçamento.

João Victorino – 

Apesar de o verão estar próximo do fim, o calor continua forte e a tendência é que os dias quentes ainda estejam presentes durante o outono. O clima abafado faz com que o consumo de energia elétrica continue alto por parte das pessoas, o que acaba sendo refletido na conta de luz, gerando assim gastos maiores do que o esperado.

Segundo dados fornecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a projeção para 2024 é de um aumento na conta de luz de 5,6%, acima da inflação estimada em 3,9% pelo mercado financeiro. No ano passado, a Aneel previa uma alta de 6,8%. Porém, a elevação foi de 5,9%.

O verão é um período onde a conta de energia elétrica de parte da população costuma aumentar bastante, justamente porque as pessoas tendem a ligar ventilador e ar condicionado com uma maior frequência e por um tempo maior de duração que o normal, o que consequentemente faz com os valores sejam mais altos. No entanto, isso tem acontecido até mesmo fora da estação.

Não está proibido usar a própria energia elétrica, ainda mais com as fortes ondas de calor que enfrentamos, mas é preciso cautela para ...

Artigo atualizado em 16/04/2024 01:42.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica