O gêmeo digital abrangente é uma base para a transformação digital
Redação
O gêmeo digital é comumente entendido como uma representação virtual de um objeto físico ou produto. Essa representação virtual pode incluir design, simulação ou outros modelos que evoluem e mudam ao longo do tempo à medida que o produto, processo ou outro objeto físico que representa amadurece. Em outras palavras, o gêmeo digital mescla o mundo virtual e real, borrando as fronteiras entre domínios de engenharia e processo.
Dale Tutt –
Essa concepção do gêmeo digital é muito limitada quando considerada em relação aos desafios enfrentados pelas empresas hoje. A complexidade está crescendo, os custos estão aumentando e a natureza da força de trabalho em equipes de engenharia e produção está mudando.
Superar esses desafios requer um compromisso com a digitalização generalizada e uma concepção muito mais ampla do que o gêmeo digital e o que pode fazer. As soluções do futuro dependerão de um gêmeo digital abrangente que englobe todos os modelos e dados interdisciplinares, desde CAD mecânico e CAE até código de software, listas de materiais, listas de processos e muito mais.
O gêmeo digital abrangente (GDA) possui as seguintes características: oferece uma representação virtual precisa do produto ou fluxo de processos que corresponde à forma física exata, funções e comportamento do produto e suas configurações; participa em todo o ciclo de vida do produto e processo para simular, prever e otimizar o produto e o sistema de produção usado para criá-lo; e conecta dados operacionais do mundo real de volta ao design do produto e à produção...