As características construtivas e os requisitos metrológicos dos paquímetros
Redação
Os paquímetros, são ferramentas que possuem duas pernas ou mandíbulas ajustáveis para medir com precisão as dimensões dos objetos. São ferramentas de engenharia mecânica frequentemente associadas à metalurgia, mas também são usadas em diversas aplicações, incluindo armeiros, torneamento de madeira e marcenaria. Isso significa que há uma variedade de tipos diferentes, todos projetados para aplicações e tarefas específicas. Alguns são eletrônicos e apresentam visores digitais. São usados para medir objetos que não podem ser medidos facilmente com uma régua ou outro equipamento de medição. As duas pernas são presas a uma dobradiça central, o que permite que eles se aproximem ou se afastem para alcançar uma medida. Alguns tipos, por exemplo o de mola, requerem outra ferramenta de medição, como uma régua, para calcular a distância entre as pernas de medição. Existem as especificações normativas para as características construtivas, dimensionais e de desempenho de paquímetros com várias faixas de medição: os com faixa de medição até 2.000 mm e os de profundidade com faixa de medição até 1.000 mm; com valor de uma divisão do nônio de 0,1; 0,05 e 0,02 mm; com escala circular com valor de uma divisão de 0,1; 0,05 e 0,02 mm; os paquímetros e paquímetros de profundidade digitais com faixa de medição até 1.000 mm; e com resolução de 0,01 mm.
Da Redação –
O paquímetro é um instrumento de medição mais conhecido para a realização de medições rápidas e relativamente exatas. Podendo ser feitas medições de dimensões internas, externas e de profundidade. Por ser um instrumento de precisão, devem ser tomados todos os cuidados para sua preservação, evitando pancadas, colocação de peças sobre o instrumento, queda sobre a bancada de trabalho ou mesmo no chão.
Os bicos de medição nunca devem ser utilizados como compasso, riscador, chave inglesa, martelo, etc. É recomendável que o instrumento permaneça em seu estojo quando não estiver sendo utilizado. Antes e após o uso, deve-se limpar bem o paquímetro para eliminar a sujeira e o pó depositado no instrumento, especialmente nas superfícies de medição e nas superfícies de contato da régua com o cursor.
Nunca se deve forçar o paquímetro ao colocá-lo ou retirá-lo da peça a ser medida. A medição deve ser realizada com uma pressão apropriada e constante entre a peça de trabalho e os pontos de contado do paquímetro. A leitura deve ser feita sem retirar o instrumento da peça de trabalho (o paquímetro deve ser aberto antes...