A imparcialidade e a competência dos provedores de ensaio de proficiência
Redação
O ensaio de proficiência (EP) é uma avaliação do desempenho do participante em relação a critérios preestabelecidos por meio de comparações interlaboratoriais que podem ser representadas pelo projeto, realização e avaliação de medições ou ensaios nos mesmos itens ou em itens similares por dois ou mais laboratórios, de acordo com as condições predeterminadas. O termo laboratórios é utilizado para abranger todas as organizações que fornecem informações a respeito dos itens com base em observação experimental, incluindo medição, ensaio, calibração, exame, amostragem e inspeção. O termo medições ou ensaios é utilizado para se aplicar a quaisquer atividades realizadas pelos participantes do ensaio de proficiência, atividades estas que são submetidas ao ensaio de proficiência, sejam elas quantitativas, qualitativas ou interpretativas, a não ser que o termo seja qualificado de outra maneira. As comparações interlaboratoriais que envolvem medições transmitem maior compreensão relativa ao desempenho quando a incerteza de medição é considerada. Já um programa de ensaio de proficiência deve ser projetado e operado em uma ou mais rodadas de ensaio de proficiência para uma área específica de medição, ensaio, calibração, exame, amostragem ou inspeção. Esse programa pode abranger um tipo específico de atividade ou vários tipos de atividades dentro da mesma área. para a competência e a imparcialidade dos provedores de EP e para operação consistente de todos os programas de ensaio de proficiência. As especificações normativas podem ser utilizadas como base para os requisitos técnicos específicos em campos de aplicação particulares. Os usuários de EP, autoridades regulamentadoras, organizações e esquemas que utilizem avaliação entre pares, organismos de acreditação e outros podem utilizar esses requisitos para confirmar ou reconhecer a competência de provedores de ensaio de proficiência.
Da Redação –
O EP é reconhecido como uma ferramenta essencial para demonstrar a competência de organismos de avaliação da conformidade. Um EP pode fornecer evidência de competência e pode ser um indicador de um problema oculto ou em desenvolvimento. A norma tem a intenção de promover a confiança na operação de provedores de EP. Contém os requisitos para provedores de EP que os habilitam a demonstrar que operam de forma competente e podem gerar avaliações válidas do desempenho dos participantes.
O EP envolve o uso de comparações interlaboratoriais para a avaliação do desempenho dos laboratórios. A definição de comparação interlaboratorial amplia o uso de ambos os termos laboratórios e medições ou ensaios para os propósitos da norma de modo a incluir todos os tipos de organismos de avaliação da conformidade e suas atividades, respectivamente. O termo método pode ser considerado sinônimo do termo procedimento de medição, conforme definido no ABNT NBR ISO/IEC Guia 99.
Existem muitos propósitos diferentes para comparações interlaboratoriais, que podem ser alcançados por meio de programas de EP, incluindo a avaliação do...