Os procedimentos normativos para os sistemas provisórios de proteção da periferia
Redação
Os sistemas provisórios de proteção da periferia são utilizados nos trabalhos de construção, principalmente para evitar a queda de pessoas e objetos a um nível mais baixo dos telhados, periferias, escadas e outras áreas que requerem proteção. Esse tipo de proteção provisória e outros tipos de dispositivos de proteção são exigidos quando se mostrarem necessários na análise de riscos. O uso de proteções coletivas é prioritário em relação as outras medidas de prevenção. Em algumas situações, podem servir como corrimão para apoiar as pessoas, quando trabalham ou caminham junto à periferia. Existem parâmetros normativos, requisitos de cálculo estrutural e métodos de ensaio para os sistemas provisórios de proteção de periferia utilizados durante a construção ou manutenção de edifícios e outras estruturas, se aplicando aos sistemas de proteção de periferia para superfícies horizontais ou inclinadas e estabelecendo os requisitos para três classes de proteções provisórias de periferia, sejam fixados na estrutura ou baseados no peso e atrito sobre superfícies horizontais. Eles estabelecem as especificações para a absorção de energia para os sistemas de proteção de periferia com função antiqueda, como, por exemplo, queda ou deslizamento por um telhado com inclinação.
Da Redação –
Um canteiro de obras é concebido como uma área de trabalho temporária na qual são realizadas obras de construção civil. Eles podem ser fixos, como, por exemplo, aqueles para a construção de um edifício ou móveis, para a construção de estradas, túneis, ferrovias, etc. Estatisticamente falando, é um dos locais de trabalho de maior risco, no qual é mais fácil incorrer em eventos acidentais ou acidentes de trabalho.
Como resultado, garantir a segurança nesses locais se tornou uma prioridade para todas as empresas. No caso dos sistemas provisórios de proteção de periferia, que é um conjunto de componentes destinados a proteger as pessoas contra quedas para um nível inferior e a reter materiais, as cargas concentradas podem ser aplicadas sobre uma área de no máximo 100 mm × 100 mm ou, em caso de elementos mais estreitos, a largura do elemento × 100 mm.
Quando são ensaiadas telas ou redes de segurança, pode ser utilizada uma placa de distribuição de no máximo 300 mm × 300 mm. A amostra de ensaio deve compreender pelo menos um módulo com o comprimento e a configuração mais desfavoráveis do sistema de proteção...