Publicado em 21 mai 2024

A conformidade das hastes de aterramento de aço revestidas de cobre

Redação

O aterramento é simplesmente a inclusão da terra em um sistema elétrico como ponto de referência ou caminho de retorno comum para a corrente elétrica. Embora outras partes do sistema elétrico possam funcionar como terra, nada se compara à terra quando se trata de absorver quantidades perigosas de carga elétrica. Na verdade, é vasto o suficiente para aterrar todos os relâmpagos ao redor do mundo juntos. Além de acionar mecanismos de proteção em um sistema elétrico quando o isolamento interno falha, o aterramento tem diversas outras finalidades. Também limita o acúmulo de eletricidade estática em aplicações que envolvem produtos inflamáveis. As faíscas de eletricidade estática são conhecidas por provocar incêndios e explosões. O mesmo acontece com dispositivos sensíveis à eletrostática, que quebram e queimam facilmente quando sobrecarregados. A haste de aterramento de aço revestida de cobre é constituída por uma barra cilíndrica rígida de aço revestida de cobre e a haste prolongável é constituída por uma barra cilíndrica rígida de aço revestida de cobre, com as extremidades com rosca que possibilitam o prolongamento delas. Existem requisitos normativos para as hastes de aterramento de aço revestidas de cobre, utilizadas em instalações de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, em instalações elétricas industriais, comerciais, rurais, prediais e residenciais em geral, instalações de telecomunicação, parques eólicos, fotovoltaicos e centros de processamento de dados e outros. Também são prescritos os diversos métodos de ensaios a serem realizados nas hastes de aterramento de aço revestidas de cobre, para verificar o atendimento das características mínimas requeridas.

Da Redação – 

Um sistema ou eletrodo de aterramento consiste principalmente em uma haste condutora cravada na terra. Como é chamada, uma haste condutora deve ser feita de um metal altamente condutor. Mesmo a menor resistência pode afetar o potencial do circuito e inutilizar o aterramento. Há uma ampla gama de opções, mas as mais comumente usadas são aço com ligação de cobre, hastes de aterramento revestidas de cobre e aço galvanizado.

Embora todas essas opções apresentem uma propriedade condutiva, a que se mostra mais eficiente é o aço com ligação de cobre. Na verdade, o cobre puro pode exceder sua capacidade. Ao escolher um material para um sistema de aterramento, é necessário levar em consideração não apenas a condutividade, mas também outros fatores, como longevidade e dureza. Acontece que o cobre possui todas as principais propriedades necessárias para esta aplicação.

A haste condutora será cravada na terra, que geralmente fica fora do prédio. Ele estará exposto a todos os tipos de forças naturais, e o solo em si não é um refúgio seguro para sua vara.

O cobre é um metal dúctil e maleável, o que significa ...

Artigo atualizado em 20/05/2024 02:06.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica