Publicado em 21 mai 2024

Os riscos de compatibilidade dos produtos para os cuidados de lentes de contato

Redação

As preocupações e as condições mais comuns relacionadas ao uso de lentes de contato incluem irritação ou dor nos olhos; inchaço ao redor do olho; visão embaçada ou sensibilidade à luz; conjuntivite; úlceras da córnea; e ceratite infecciosa ou inflamação da córnea devido a uma infecção. Embora uma pequena irritação possa desaparecer sozinha dentro de um ou dois dias, pare de usar suas lentes de contato e consulte um oftalmologista se tiver sintomas graves ou persistentes. Há procedimentos e critérios normativos para o desempenho de avaliar a compatibilidade física dos produtos para cuidados de lentes de contato e para determinar se as alterações observadas são reversíveis.

Da Redação – 

O uso de lentes de contato pode colocar o usuário em risco de várias doenças graves, incluindo infecções oculares e úlceras de córnea. Estas condições podem desenvolver-se muito rapidamente e podem ser muito graves. Em casos raros, estas condições podem causar cegueira.

A pessoa não pode determinar a gravidade de um problema que surge quando usa as lentes de contato, pois precisa obter ajuda de um oftalmologista para determinar o eventual problema. Ao sentir quaisquer sintomas de irritação ou infecção ocular, deve-se remover as lentes imediatamente e não as colocar novamente nos olhos.

Os sintomas mais comuns incluem a irritação ou infecção ocular; desconforto; excesso de lacrimejamento ou outra secreção; sensibilidade incomum à luz; coceira ou queimação; vermelhidão incomum; visão embaçada; inchaço; e dor nos olhos. Os sintomas de irritação ocular podem indicar uma condição mais grave. Alguns dos possíveis riscos graves do uso de lentes de contato são úlceras de córnea, infecções oculares e até cegueira.

As úlceras da córnea são feridas abertas na camada externa da córnea. Geralmente são causad...

Artigo atualizado em 21/05/2024 04:55.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica