A conformidade das conexões e das roscas para válvulas de cilindros para gases
Redação
Cada tipo de gás, por motivos de segurança e padronização, tem um tipo de válvula específica, variando o tipo da rosca, se é interna ou externa, para determinada pressão de trabalho e se tem ou não dispositivo de segurança. Os gases comprimidos podem ser classificados como gases liquefeitos (aqueles que podem tornar-se líquidos sob pressão, à temperatura ambiente), não liquefeitos e gases em solução. Os gases são armazenados em cilindros de paredes metálicas muito grossas, especialmente construídas e testadas para este fim. Eles apresentam riscos especiais, pois todo cilindro de gás comprimido contém uma grande quantidade de energia. Quando esta energia é aliviada inadequadamente, ela pode provocar sérios acidentes. Os gases por si só já são perigosos porque podem causar incêndios, podem ser tóxicos e podem ser corrosivos. Esta é a razão pela qual devemos tratar com cuidado todos os gases comprimidos. Assim, é importante que algumas das propriedades dos gases comprimidos, que representam perigos (como inflamabilidade, toxidez, atividade química e efeitos corrosivos) sejam bem conhecidas pelos usuários do gás. Há especificações técnicas normativas para os formatos e as dimensões dos bocais de cilindros utilizados para armazenamento de gases comprimidos, liquefeitos ou dissolvidos sob pressão, bem como um critério que permite selecionar essas conexões.
Da Redação –
Os cilindros contendo gases comprimidos necessitam de alguns cuidados em sua utilização, com o intuito de evitar acidentes. Algumas informações e sugestões visam a proporcionar uma margem extra de segurança aos usuários deste tipo de produto. Na armazenagem, os cilindros devem ser identificados e estocados em áreas bem ventiladas e livres de materiais inflamáveis; devem ser acondicionados, separados por tipo de gás; manter os cilindros com seus capacetes em posição compacta e amarrados com correntes; separar os cilindros contendo combustíveis, por exemplo, hidrogênio, acetileno, dos cilindros contendo oxidantes, por exemplo, o oxigênio, à distância mínima de oito metros; manter os cilindros cheios separados dos vazios; não remover os sinais de identificação dos cilindros (rótulos, adesivos, etiquetas, marcas de fabricação e testes); não fumar na área de armazenamento; não permitir o manuseio dos cilindros por pessoal sem prática.
Em áreas internas, manter os cilindros longe de fontes de calor e ignição, passagens ou aparelhos de ar-condicionado. Evitar guardá-los no subsolo. Em áreas externas, manter os cil...