A implementação de um sistema de análise de perigos e pontos críticos de controle
Redação
O alimento é uma substância (ingrediente), processada, semiprocessada ou crua, destinada ao consumo, incluindo bebidas, gomas de mascar e qualquer substância que tenha sido utilizada na fabricação, preparo ou tratamento do alimento, excluindo cosméticos, tabaco ou substâncias (ingredientes) usadas apenas como medicamentos. A análise de perigos é o processo de arrecadação e avaliação de informação sobre perigos e sobre as condições que levam à sua presença, de modo a determinar quais deles podem afetar a segurança dos alimentos e, portanto, quais podem ser incluídos no sistema APPCC. O sistema de análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC), tal como se aplica na elaboração de alimentos, é um sistema proativo de gestão da segurança dos alimentos que controla pontos críticos de controle em sua manipulação, a fim de reduzir o risco de desvios que podem afetar a inocuidade. Pode ser usado em todos os níveis de manipulação de alimentos e é um elemento importante de gestão global da qualidade. O seu conceito foi desenvolvido no fim da década dos anos 60 e seus princípios básicos não são novos, mas a introdução cada vez mais difundida do conceito APPCC assinala uma mudança na ênfase colocada na inspeção e análise do produto final, que demandam muitos recursos, para o controle preventivo dos perigos em todas as etapas da produção de alimentos. Há parâmetros normativos para o desenvolvimento, implementação, manutenção e atualização eficaz de um sistema funcional de controle de perigos em qualquer organização que integre a cadeia produtiva de alimentos, a fim de assegurar a segurança dos alimentos.
Da Redação –
A análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC) é um sistema de gestão no qual a segurança alimentar é abordada por meio da análise e do controle de riscos biológicos, químicos e físicos, desde a produção, aquisição e manuseio de matérias-primas até a fabricação, distribuição e consumo do produto acabado. Cada perigo deve ser avaliado de acordo com o risco, considerando a severidade de seus efeitos adversos para a saúde e a probabilidade de sua ocorrência. Deve-se descrever a metodologia utilizada e efetuar registros dos resultados da avaliação.
Com base nos resultados da avaliação de perigos, a equipe APPCC deve determinar as medidas de controle capazes de prevenir, eliminar ou reduzir a níveis aceitáveis os perigos identificados como significativos. Para cada perigo significativo, deve haver uma ou mais medidas de controle. Se não for possível identificar alguma medida de controle para um perigo significativo, o processo, a etapa ou o produto deve ser modificado.
Para controlar um perigo, pode ser necessária mais de uma medida de controle, e mais de um perigo podem ser prevenidos, reduzid...