Publicado em 12 nov 2024

Os cabos de fibra de aramida para ancoragem de estruturas oceânicas

Redação

A aramida é um termoplástico que é produzido a partir de compostos químicos aromáticos e amida, por meio de um processo de polimerização. A composição da palavra vem de ar (de aromático) e amida (função orgânica que conecta a estrutura da composição). O kevlar, por exemplo, da marca DuPont, é um polímero do grupo da poliaramidas, sendo, provavelmente, o nome mais conhecido desse tipo de produto. Ou seja, a aramida é uma poliamida sintética de cadeia longa em que pelo menos 85 % das ligações da amida estão fixadas diretamente em dois anéis aromáticos. Os cabos com esse material podem sofrer de fadiga de compressão axial que é um modo de falha para cabos de fibra, como a aramida, sob tração baixa ou compressão. Há requisitos normativos para as principais características e os métodos de ensaio de novos cabos de fibra de aramida utilizados para ancoragem de estruturas oceânicas.

A qualificação da fibra de aramida e os ensaios devem estar em conformidade com a NBR ISO 18692-1:2022, Anexo A, e o material deve ter uma carga residual de pelo menos 90% do seu valor nominal (no caso de fibras novas), após uma imersão em água a 80°C, por duas semanas (alternativamente, a 60 °C, por 20 semanas). A água para este ensaio pode ser água do mar natural ou artificial (por exemplo, ASTM D 1141).

Os ensaios podem ser executados em fios ou cabos com pequenos diâmetros (trançados ou torcidos). A fim de simular as condições de uma linha de ancoragem (20 anos em água do mar, a uma temperatura entre 4 °C e 20 °C), um ensaio pode ser acelerado em um fator 1.000, com um acréscimo na temperatura de 60 °C (ver ISO 9080). A duração do ensaio pode ser ajustada, se for documentada por dados de ensaios adequados.

As características principais da fibra de aramida que a tornam atraente para a aplicação em ancoragens são sua alta resistência, seu alto módulo e suas baixas propriedades de fluência, inclusive sob altas temperaturas. No entanto, comparando-se às fibras PET, a fibra de aramida é mais suscetível a danos devidos à fadiga por compressão a...

Artigo atualizado em 06/11/2024 10:44.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica