Publicado em 11 fev 2025

A saúde mental dos trabalhadores será uma das preocupações no futuro

Redação

A saúde mental dos trabalhadores pode ser consolidar como um dos principais temas para as empresas brasileiras, devido ao crescente número de afastamentos por questões como estresse, ansiedade e burnout tem colocado essa questão no centro das preocupações das organizações. Segundo os conceitos normativos, a carga de trabalho mental é considerada um termo genérico que abrange o estresse mental e a tensão mental. O estresse mental é considerado um termo neutro e não o resultado negativo da carga de trabalho e de outros fatores adotados em outras abordagens. Desta forma, reflete um paralelo com o uso dos termos tensão e deformação pela engenharia. Assim, o estresse mental refere-se às causas do desgaste mental, e o estresse mental refere-se aos efeitos desse estresse no indivíduo. Isto é consistente com o uso dos termos em outras normas de ergonomia, por exemplo no estresse térmico (ver ISO 7933).

A NBR ISO 10075-1 de 10/2024 - Princípios ergonômicos relacionados à carga de trabalho mental - Parte 1: Questões gerais e conceitos, termos e definições define os termos no campo da carga mental, abrangendo o estresse mental e a tensão mental, de curto e longo prazos, bem como as consequências positivas e negativas da tensão mental. O termo carga mental é utilizado como um termo guarda-chuva ou genérico, que se refere a todos os conceitos e construtos mencionados neste documento e não tem um significado próprio específico ou padronizado.

Isso é consistente com o uso do termo em ergonomia e suas aplicações, em que ele pode se referir a estresse mental, tensão mental e seus efeitos, ou seja, ambos como causas e efeitos. Este documento aplica-se ao projeto das condições de trabalho em relação à carga mental de trabalho...

Artigo atualizado em 05/02/2025 04:53.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica