Publicado em 11 fev 2025

Um cenário promissor para o mercado de data centers no Brasil

Redação

O Brasil se tornou um local atraente para os data centers graças a sua matriz energética diversificada, composta em grande parte por fontes renováveis. Com cerca de 60% de sua energia proveniente de hidrelétricas, e um crescimento significativo em energia solar e eólica, o país tem as condições ideais para suportar as demandas crescentes de energia. Vale destacar, nesse sentido, o exemplo dos avanços em energia eólica no Ceará, que tem condições de atender às demandas crescentes dos data centers de Fortaleza, que estão localizados ou sendo construídos na Praia do Futuro.

Samuel Carvalho – 

O mundo está demandando, cada vez mais, capacidade de processamento e armazenamento de dados. Essas duas necessidades estão impulsionando o setor de data centers a novos patamares.

Nesse cenário, o Brasil se destaca como um dos países mais promissores para a instalação e expansão de data centers. Já vemos por aqui diversos tipos de operadores, como os Hyperscale (empresas que possuem data centers dedicados para suas próprias operações e para oferecer serviços de nuvem e IA), os Wholesale (operadores que alugam grandes blocos de capacidade para atender clientes específicos) e os Colocation ou multi-tenant (que comercializam partes de sua capacidade para diversos clientes corporativos, desde pequenas empresas até grandes corporações).

Estimativas da consultoria Arizton Research publicados em abril de 2024 apontavam que, até 2030, os investimentos em novos projetos de data centers chegariam a US$ 3,5 bilhões ao ano no Brasil. Mas isso mudou. Atualmente, as previsões de investimentos anuais em infraestrutura para data centers no Brasil saltaram para US$ 6,5 bilhões.

A receita do setor no Brasil...

Artigo atualizado em 05/02/2025 03:09.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica